1° ECOmida oferece gastronomia saudável e sustentabilidade

Aberto ao público, evento terá música ao vivo, pratos diversificados e conscientização contra desperdício

Foto: Reprodução

A primeira edição do ECOmida, projeto que une comida saudável e sustentabilidade, ocorre nesta sexta-feira, 30, na Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis. Aberto ao público, o evento é organizado por estudantes do segundo período do curso de Gastronomia da Faculdade Estácio de Florianópolis e começa às 10h30.

Leia também: Mostra coletiva “Cidades Invisíveis” aborda a inserção social por meio da arte

O evento nasceu em uma disciplina do curso, quando os alunos foram desafiados a desenvolver uma ação que abordasse gastronomia sustentável. Na prática, o projeto tem como objetivo mostrar que é possível buscar uma alimentação saudável e ser ecologicamente correto, respeitando as tradições culturais de cada região, adaptando às receitas das cozinhas de vários lugares do mundo com a nossa realidade local.

— Só utilizamos alimentos orgânicos e nativos da região. Adquirimos produtos de empresas que se preocupam em desenvolver ações de sustentabilidade na sua produção. Os alunos tiveram o cuidado de aproveitar o alimentos integralmente e os rejeitos orgânicos serão depositados em composteiras. Utilizaremos também embalagens com produtos mais facilmente recicláveis e ou biodegradáveis e copos retornáveis —, destaca a coordenadora do curso de Gastronomia, Beth Diamantopulos Neme.

Com um cardápio variado, as refeições serão todas preparadas pelos estudantes e com valor de até R$20. Burrito, tartelete de carne de siri, bobó de camarão, abóbora cabotiá e alho poro, cordeiro na brasa, focaccia, poke tradicional e vegano, docinhos nordestinos e verrines estão entre as refeições. Já as bebidas disponíveis serão cervejas artesanais, espumante e soft drink – água e refrigerante.

A cada bebida vendida, R$ 1 será revertido para a campanha Ame João e Miguel, crianças que nasceram com AME (Atrofia Muscular Espinhal) e que buscam arrecadar recursos para o tratamento.

As apresentações musicais ficarão por conta das bandas locais, B.A.M (Banda Amantes da Música), iniciando a partir das 11h30, e Roberto Ceccato, a partir das 17h30.

 

Serviço

O que: Evento de Gastronomia saudável e sustentável.
Data: 30/11, de 10h30 (19h)
Onde: Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis