2ª edição do Comida di Buteco desembarca em Florianópolis

Concurso será realizado de 12 de abril a 5 de maio e petiscos custarão o preço fixo de R$20

Foto Marco Favero

Comidinhas de boteco, cerveja gelada, ambiente descontraído e familiar, essa é a essência do Comida di Buteco que percorre todo o Brasil nos próximos dias. O concurso, que tem como missão “transformar vidas através da cozinha de raiz”, comemora duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”.

O concurso, que teve origem em 2000, na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, e é realizado simultaneamente em Florianópolis e outras 15 cidades.

Em Florianópolis, o concurso será realizado de 12 de abril a 5 de maio e reunirá 16 “butecos” em toda a Grande Florianópolis, que servirão petiscos a um preço fixo de R$ 20 em comemoração aos 20 anos do concurso.

Durante os 20 anos de Comida di Buteco, o concurso já percorreu 21 cidades de norte a sul do Brasil, 5.163 mil “butecos”, 4.868 milhões de votos, 3.534 milhões de petiscos vendidos, 41.796 mil empregos gerados e 80 milhões de pessoas impactadas.

Tonho Boteco, divulgação

Mecânica do concurso

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco  leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o “Melhor Buteco do Brasil”, que será conhecido e premiado no mês de julho.
No ano passado, o campeão do Comida Di Buteco em Florianópolis foi o Tonho Boteco, localizado em Santo Antônio de Lisboa – um dos polos gastronômicos da Ilha – com sua coxinha de costela.

 Leia mais: