3 receitas naturais de beleza para se cuidar em casa

Algumas receitas antigas podem ajudar a manter a pele e os cabelos belos e saudáveis, sem precisar gastar muito dinheiro. Segundo a esteticista Camilla Estil, a dica é ter alguns hábitos diários e apostar em receitas caseiras, feitas com frutas, óleos e cremes encontrados no supermercado.

Para peles secas

Devido à falta de umidade natural, a pele seca pode apresentar um aspeto apagado e sem elasticidade. Além disso, com o passar do tempo, ela facilita o aparecimento de rugas prematuras. Uma ótima forma de mantê-la bem hidratada é aproveitando os benefícios de produtos naturais que trazem um extra de beleza de forma eficiente.

1- Misture 1/4 de abacate amassado e 1 colher (chá) de iogurte natural integral
2- Lave o rosto
3 – Aplique a máscara
4 – Deixe agir por 15 minutos
5 – Retire-a com uma flanela umedecida

Para peles oleosas

A pele oleosa talvez seja a campeã de reclamação entre as mulheres e com razão: o excesso de oleosidade deixa a pele com o aspecto brilhante, além de facilitar o surgimento de cravos e espinhas. Mas, com alguns cuidados diários e receitas caseiras, é possível amenizar a atividade das glândulas sebáceas e garantir um rosto com ar mais limpo e natural.

1 – Misture 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos finos, 1 colher (sobremesa) de argila verde e 1/4 de xícara (chá) de chá de camomila frio
2 – Misture bem os ingredientes e até a máscara adquirir aspecto homogêneo
3 – Com movimentos circulares e suaves, distribua a máscara abrasiva por toda a pele. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água fria.

Para hidratar os cabelos

A dica para manter brilho e força dos cabelos é apostar no óleo de coco, tão comum hoje em dia. Ele é rico em vitamina E e ácidos graxos, e serve como um poderoso hidratante que age na porção interna do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o. Para deixar os fios bem hidratados, faça essa receita duas vezes por semana:

1 – Misture 2 colheres de óleo de coco extra virgem, 1 colher de sopa de óleo de castanha do pará, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sobremesa de extrato de soja, 1 gema de ovo e 2 colheres de sopa de abacate
2 – Aplique no cabelo, fazendo massagem.
3 – Deixe agir por uma hora.
4 – Em seguida lave com shampoo neutro.

Leia também:

Quer ter unhas mais fortes e mais longas ou pintadas por mais tempo? Veja as novas opções do mercado

Dica de maquiador: Metalizados estão em alta

Entrevista: “Economia criativa é você saber o valor do que faz… O grande valor está no intangível”, Lala Deheinzelin, referência mundial em inovação, que faz palestra em Criciúma