Com sorte, viveremos mais ou menos 30 mil dias. Como aproveitá-los melhor?

Estou quase na metade da vida. Me sobram só mais 40 dias dos pais. Terei 40 natais em família. Darei mais 40 “Feliz ano novo!”

Foto Joe Roberts/Divulgação

A expectativa de vida de um humano é de mais ou menos 75 anos. Se você se cuidar e se o planeta for bom com você, talvez viva mais. Meu vô viveu mais do que a média. Talvez eu passe dos 80. Tenho evitado carne vermelha e tomado bastante água. Passo protetor solar e nunca fumei. Oitenta e um. Pretendo começar a correr de maneira séria mês que vem. Oitenta e dois.

Oitenta e dois anos significam mais ou menos 30 mil dias. Trinta mil dias na Terra. Uns dois mil dias a gente gasta criança, os seis primeiros anos a gente nem lembra direito. Sobram 28 mil dias. Tenho 38 anos. Vezes 365, já gastei quase 14 mil dias. Foram gastos na escola, faculdade e trabalho, na maioria. Estou quase na metade da vida.
Me sobram só mais 40 dias dos pais. Terei 40 natais em família. Darei mais 40 “Feliz ano novo!” Verei mais 40 vezes minha filha fazer aniversário. Não sei quantos aniversários da minha mãe ainda vou comemorar.

Quanto tempo gastarei no trânsito? Ou escovando os dentes, procurando passagem barata na internet, jogando Candy Crush? Quantos dias, dos meus 30 mil, usarei em
reuniões que não chegarão em nenhum resultado? Gastarei com pessoas que não amo? Passarei sozinho em uma viagem a trabalho? Se somarmos as horas que passamos dormindo durante toda uma vida de 82 anos serão 24 anos, nove mil dias na cama. Eu deveria estar gastando meus dias em viagens? Realizando o sonho de aprender a tocar um instrumento? Escrevendo livros de conselhos para minha filhas? Desenvolvendo receitas culinárias? Deveria estar passando meus próximos 15 mil dias abraçado em pessoas que amo?

Meus bons amigos estão morando espalhados pelo mundo. Calculo que devo passar no máximo cinco dias por ano com cada um deles. E, quando estamos juntos, não passamos o tempo todo colados, no máximo umas oito horas. Somando as horas, me sobram apenas uns 60 dias completos ao lado dos amigos. Teremos apenas 60 dias, meus amigos queridos. Isso se vocês também tiverem nascido em um estado longevo. E se também evitarem carne vermelha e nunca tiverem fumado. Torço para que vocês tomem mais água. E suco verde. E que comecem a correr de maneira séria no mês que vem.

Leia também:

“Agarre os momentos da sua vida. Agarre enquanto você é jovem e ágil”

Leia mais colunas de Marcos Piangers