4ª Confraria do Vinho vai proporcionar uma viagem pela Espanha em Florianópolis

Evento tem gastronomia assinada pela Alameda Casa Rosa, harmonização pela Decanter e ambientação musical pela Itapema, com o DJ Thon Soriedem

confraria do vinho
Foto: Divulgação

Os amantes de vinho e boa gastronomia poderão fazer uma verdadeira viagem pela Espanha na quarta edição da Confraria do Vinho, que acontece nesta quinta-feira, 27/9. Isso porque a harmonização entre pratos e vinhos é toda inspirada nos rótulos que vêm do país europeu que tem grande tradição no mundo do vinho.

A Espanha é proporcionalmente o país com mais vinhedos em todo o mundo. Está em terceiro lugar na produção mundial, atrás apenas de Itália e França. Para mostrar a grande diversidade de mais de 600 tipos de uvas cultivadas em mais de 1 milhão de hectares em todo o território espanhol, a Confraria do Vinho traz diferentes rótulos para harmonizar com o cardápio criado pelo chef Renato Stumpf.

Com tamanha variedade pode parecer difícil saber por onde começar a conhecer os sabores proporcionados pelas uvas espanholas. Uma dica importante é saber que 80% da produção se concentra em 20 tipos de uva que caracterizam bastante o vinho originário das terras espanholas.

Foto: José Luiz Somensi

Para receber os convidados e conduzir por esta viagem gastronômica, a sommèlier da Decanter Regina Essemburg explica que o festivo e versátil Cava Bellaconchi foi o escolhido para todas as entradas. Para fazer par ao primeiro prato à base de porco com glace de especiarias, aipim, endivia e agrião, o frescor e a delicadeza do Artero Macabeo. Já o segundo prato composto por olhete com amêndoas pede um pouco mais de estrutura, encontrada no Luis Cañas Fermendado em Barrica, com presença e untuosidade. Depois do prato principal, degustação extra com um tinto marcante, textura cremosa e final persistente. Para finalizar, um belo Porto Ruby, do país vizinho Portugal com grande concentração e definição em boca, equilibrada doçura e maciez para valorizar o conjunto da sobremesa composta por banana, queijo e goiabada.

A Confraria do Vinho Itapema 2018 tem patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa. O Pedro Leite é coordenador da paltaforma Itapema e organizador da Confraria do Vinho. A ambientação musical na Confraria do Vinho é do DJ Thon Soriedem, que elabora o playlist das edições com o conteúdo da plataforma Itapema. Quem faz o menu é o chef da Alameda Casa Rosa, Renato Stumpf, e a harmonização com rótulos Decanter é feita pela sommèlier da Decanter Regina Essemburg.

 

Confraria do Vinho 2018 – 4° edição

Quando: 27 de setembro
Horário de início: 20h
Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: R$ 180,00
Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

 

MENU

Coquetel volante
Minestrone com pesto de pistache
Ostra gratinada com queijo Gruyere
Polvo, batata e chorizo espanhol
Arancine de linguiça blumenau e molho Remoulade
Steak tartar, brioche e maionese de carvão

Primeiro prato
Porco com glace de especiarias, aipim, endivia e agrião

Segundo prato
Olhete com crosta de amêndoa, batata baroa e molho bisque thai

Sobremesa
Banana, queijo e goiabada