Confira 5 coisas que você precisa saber sobre os adoçantes não calóricos

Foto: Genaro Joner / Agência RBS

Com o verão batendo na porta, muita gente começa a correr atrás dos quilos adquiridos durante o inverno. O açúcar se destaca entre os alimentos vilões para quem está fazendo dietas ou possui problemas de saúde, como diabetes, obesidade ou hiperglicemia (glicose alta). Mas como substituí-lo? 

Os adoçantes de baixa caloria ou edulcorantes podem substituir o açúcar. Porém, muita gente tem receio de usar estes produtos por achar que eles podem provocar doenças graves como o câncer. 

Por isso, preparamos uma lista com cinco informações baseadas em estudos científicos e que acabam com todos esses mitos e mostram como os adoçantes de baixa caloria podem ajudar na dieta de muita gente, inclusive crianças.

1 – Aspartame, sacarina, esteviosídeo e sucralose não alteram os níveis de glicose no sangue

Artigo assinado por pesquisadores da Universidade de Illinoins (EUA) e publicado recentemente na revista científica Nature mostra evidências das qualidades para a saúde desses adoçantes.

2 – Bebidas light ou sem calorias não modificam o apetite

Pesquisa do centro Hospitalar Regional de Montgelas analisou o padrão alimentar de 80 mulheres e 86 homens saudáveis ao longo de várias semanas. O resultado mostrou que não houve alterações do comportamento alimentar independente do consumo de bebidas com adoçantes não calóricos.

3 – O consumo de adoçante de baixa caloria não causa câncer

É comum nas redes sociais surgirem correntes de mensagens falsas associando os adoçantes de baixas calorias com o risco de vários tumores comuns. Entretanto, evidências epidemiológicas destacam a ausência dessa associação.

4 – Não provocam alergias nem problemas gastroinestinais em crianças e adolescentes

Estudos comprovam que os adoçantes podem ser adotados na dieta como uma ferramente para combater o sobrepeso e a obesidade.

5 – São melhores que água na manutenção do peso corporal

Os adoçantes satisfazem o desejo pelo sabor adocicado sem as calorias do açúcar e favorecem o consumo de outros nutrientes auxiliando na dieta.