5 dicas para favorecer a hipertrofia muscular

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Se você treina a algum tempo, sabe que o ganho de massa magra é um desafio e exige dedicação e paciência. Ao longo desse processo, inúmeros fatores podem influenciar o seu resultado. Além de treinos regulares, a alimentação e o descanso podem auxiliar durante esse processo. Confira 5 dicas que podem auxiliar você a alcançar a hipertrofia muscular:

1- Evolua nos treinos e dê o seu máximo: Aumente as cargas gradativamente, conforme sinta que está progredindo e treino com compromisso, se esforce! O treino deve ser intenso, mas os movimentos devem ser sempre bem executados. Foco!

2- Mude: Depois de um certo tempo, seus músculos vão se adaptar ao treino e assim o ganho de massa magra será dificultado. Procure mudar seu treino com frequência, trabalhando diferentes grupos musculares de diversas formas, sempre com supervisão dos professores da academia.

3- Organize sua rotina: Planejamento é tudo, principalmente quando temos um objetivo claro e desafiador, como a hipertrofia muscular. Organize suas rotinas de treino, seu tempo para descanso e, principalmente, sua alimentação. A falta de planejamento alimentar, por exemplo, é um fator que dificulta muito o processo de ganho de massa magra pois, sem planejamento, é comum ficarmos um grande período de tempo sem se alimentar. No jejum o organismo pode utilizar massa muscular como fonte de energia, ou seja, ocorre o catabolismo muscular, fator indesejado no processo de hipertrofia muscular.

4- Tenha um consumo consistente de proteínas: A proteína é o principal substrato para a construção da massa muscular, que é constantemente quebrada e reconstruída devido aos esforços físicos. Para o treinamento de hipertrofia muscular, a necessidade proteica é maior. É preciso adequar as necessidades individuais para garantir um bom resultado e por isso, caso necessário, invista na suplementação alimentar.

5- Descanse: O repouso é ideal para que aconteça a recuperação muscular. Durante o período de sono ocorre a liberação de hormônios que irão atuar no desenvolvimento muscular. Períodos de descanso são fundamentais para o corpo se recuperar das sessões de treino e conseguir reparar e construir a massa muscular.

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