6 aplicativos inspiradores para cozinhar

Foto: Renata Diem

A consulta ao caderno antigo de receitas da vó, com suas folhas amareladas pelo tempo, já não é tão frequente na cozinha quanto à do celular, que hoje é praticamente uma extensão do nosso corpo. Os aplicativos relacionados à gastronomia facilitam bastante e também nos inspiram com receitas e ideias para cozinhar. Testei muitos deles e escolhi os melhores através de critérios como: visual agradável, relevância e usabilidade. Todos os apps selecionados nesta lista são grátis e funcionam em ambas as plataformas Android e iOS, com exceção do Epicurious, disponível apenas para iOS.

 

Kitchen Stories

(em português, traduzido do idioma original)
Já chama a atenção pelo visual clean e agradável ao olhar. Apresenta um menu com as receitas mais recentes, fotos e vídeos de como fazer preparações básicas, busca com diversos filtros, além de uma lista de compras personalizada conforme as receitas adicionadas.

 

Tudo Gostoso

(em português)
É um dos mais conhecidos sites e aplicativos de receitas do Brasil. Permite a busca por ingredientes e nomes de receitas. Funciona como um aplicativo colaborativo, com receitas disponibilizadas também por usuários, que as testam e comentam na caixa de comentários.

 

Destemperados

(em português)
Apresenta um conteúdo exclusivo sobre gastronomia, incluindo receitas testadas e fotografadas. Muitas delas são temáticas ou valorizam um ingrediente específico como
“receitas com jeitinho de vó” e “4 receitas com bergamota”.

 

Dia de Peixe

(em português)
Desenvolvido pela cooperativa Copacol, o aplicativo foca no universo dos peixes, com menu de receitas, vídeos do passo a passo, harmonização com bebidas e dicas de preparo, como as diferentes técnicas de cozimento. A maioria das receitas utiliza a tilápia, mas também encontramos preparações com bacalhau, sardinha, pintado, salmão, pirarucu, cação, bacalhau, tambaqui e camarão.

 

Tasty

(em inglês)
Aplicativo personalizável de acordo com as preferências do usuário e mantém a tela do celular ativa enquanto é visualizado. O menu principal traz as receitas mais populares da semana, além de destaques como lasanhas e sobremesas clássicas de chocolate. Muitas mostram o passo a passo com vídeos de alta qualidade.

 

Epicurious

(em inglês)
O layout é caprichado como uma bela revista eletrônica e as receitas são ilustradas com fotos lindas. O acervo é enorme, com mais de 35 mil receitas testadas de publicações como Bon Appetit, Gourmet e HarperCollins, entre outras. No menu, há timer para o cozimento de carnes, vegetais, frango, porco, frutos do mar e ovos, além de busca personalizada e lista de compras.

 

Leia mais colunas da Renata Diem

Opções de sobremesa para além do petit gâteau

Conheça o Hot Toddy, bebida quente alcoólica, e aprenda uma receita inspirada nela

Quatro pratos que aquecem o inverno de Florianópolis