6 dicas de cuidados com seus óculos

como cuidar dos óculos
Foto divulgação

Depois de comprar seus novos óculos, é importante protegê-los para fazer valer o investimento. Para garantir que eles se mantenham bem cuidados e protegendo a visão, é recomendável seguir algumas recomendações. Confira:

1 – MANUSEIO
Sempre segure os óculos com as duas mãos ao colocá-los e tirá-los do rosto para não desalinhar a armação.

2 – GUARDE EM LOCAL SEGURO
Evite deixar os óculos em locais inapropriados. Proteja-os da exposição ao calor e à umidade. Sempre que não estiver em uso, deixe-os em um estojo adequado. Nunca durma com eles.

3 – CUIDE DA LIMPEZA
Faça a limpeza das lentes com água corrente e detergente neutro. Seque as lentes com uma flanela de microfibra ou lenço de papel macio. Evite realizar a limpeza das lentes com materiais secos, já que até mesmo a poeira pode arranhá-las. Lembre-se de tirar os óculos quando for passar perfume ou spray de cabelo. Quando for a praia, lave-os sempre que voltar, pois a maresia, areia bronzeadores, e filtros solares podem danificar as lentes e a armação.

4 – LUGAR DE ÓCULOS NÃO É NA CABEÇA
Nunca coloque seus óculos sobre a cabeça. Ao utilizá-los nesta posição, a armação tende a ficar desajustada, além de aumentar o risco de quedas.

5 – FUJA DO CALOR
Evite manter os óculos em locais expostos ao calor, como porta-luvas do carro ou saunas. A exposição ao sol e à temperaturas quentes prejudica a estrutura da armação, o que causa deformações e a descoloração, além de danificar o tratamento das lentes.

6 – REVISE SEUS ÓCULOS COM FREQUÊNCIA
Com o uso, a armação pode ficar frouxa ou começar a escorregar facilmente. Leve-a na ótica a cada seis meses para regulagem e limpeza profunda. Assim, você evita problemas na visão.

A Sá Ótica Atelier é especializada em consultoria de imagem e visagismo. Clique aqui e saiba como encontrar óculos que favorecem seu tom de pele, de cabelo e o seu estilo.

Leia mais:

Lentes antirreflexo preservam saúde visual de quem usa aparelhos eletrônicos