Para comer com os olhos – receitas para “recomeçar” o ano bem

Roberta Dalsenter

Receitas e dicas para “recomeçar” o ano após o carnaval

Dizem que o brasileiro começa mesmo o ano depois do carnaval. Bom, posso dizer que eu aproveito o efeito placebo para recomeçar um novo plano alimentar, mais leve e desintoxicante. Depois das férias e de tantas festas, o corpo pede, não é mesmo?
Aposte no velho ditado de “comer com os olhos”. Use a criatividade para montar mesas e pratos bem coloridos, ainda que o único convidado seja você! Invista no amor próprio, isso muda tudo.
Quando sei que estou comendo algo mais saudável e nutritivo, realmente me sinto melhor e mais feliz por dentro. Pronta para encarar o ano!

 

Roberta Dalsenter
O cuscuz é um prato versátil e permite muitas variações e acompanhamentos. Frutos do mar, peixes, frango e até churrasco. Experimente servi-lo ele no lugar da maionese e do pãozinho. Depois me conta o que achou!

CUSCUZ  MARROQUINO FLORIDO

4-6 porções
  •  1 xícara de cuscuz marroquino hidratado conforme instruções da embalagem
  •  1 abobrinha, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão verde, todos sem sementes e cortados em cubos pequenos. Uma cenoura em cubos do mesmo tamanho. Os cortes devem ser uniformes
  •  Algumas unidades de flores comestíveis, brotos e ervas frescas. Pode ser amor perfeito, cravina, folhas baby de agrião e beterraba, folhas de hortelã, folhas de manjericão. O necessário para decorar
  •  Azeite de oliva
  •  2 dentes de alhos
  •  Suco de 1 limão
  •  1/2 pimenta dedo de moça sem sementes e cortada em cubos
  •  Azeite de oliva

Modo de preparo:

1 Solte o cuscuz hidratado com um garfo e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os legumes
2 Em uma panela, coloque um fio de azeite, doure o alho e misture o cuscuz com os legumes. Tempere com sal, limão, pimenta, manjericão fresco, ajuste o sal. Desligue imediatamente para que os vegetais fiquem bem crocantes e com aspecto fresco
3 Sirva em uma travessa como acompanhamento ou em porções individuais como entrada
Roberta Dalsenter

Hommus de Beterraba

  •  3 beterrabas pequenas
  •  2 xícaras de grão de bico cozido
  •  Suco de 1 limão siciliano
  •  2 dentes de alho amassados
  •  1 colher de chá de sal
  •  1/2 colher de páprica picante
  •  2 colheres de sopa de salsinha
  • picada ou dill
  •  1/4 xícara de pinoli ou pistache sem casca (opcional)

Modo de preparo:

1 Lave as beterrabas. Perfure-as algumas vezes com um garfo, coloque-as em um pequeno prato untado com manteiga, e cubra com papel alumínio
2 Leve as beterrabas para assar –
cerca de 45 minutos
3 Quando a beterraba estiver fria o suficiente para manusear, tire as
cascas, corte e processe com
os demais ingredientes
4 Finalize com azeite, dill e o pinolli
5 Acompanha queijo de cabra e torradas
Roberta Dalsenter
Para aqueles que seguem uma dieta vegana, inclua cogumelos no preparo. Fica uma delícia também. Sirva mini porções de entrada ou como prato principal!
Roberta Dalsenter
Usei lacre de champanhe como porta guardanapos! Gosto de fazer esse estilo hi&lo sem compromisso e descomplicado na hora de “armar” uma cena de mesa divertida.