A ansiedade é uma vilã no processo de emagrecimento

Foto: Arte ZH

A ansiedade é por muitos chamada de “doença do século” e é considerada um dos maiores obstáculos no processo de emagrecimento, pois ela consome nossa energia, nos faz comer compulsivamente, ficamos com medo e resistentes a enfrentar dificuldades. Ela pode até mesmo desencadear crises de pânico.

Quando estamos ansiosos e comemos para aliviar nossas tensões, imediatamente nos sentimos bem porque aquele sentimento de euforia desapareceu. Nesse processo, o cérebro acaba associando a ansiedade à cura por meio do ato de comer, e a cada nova crise, buscamos na comida o alívio.

A ansiedade também influência na queda da serotonina – o principal neurotransmissor do bem-estar – , e aumenta cortisol (hormônio) que reflete na nossa saúde com aumento do peso, por exemplo.

Como convivo diariamente com pessoas que estão passando por esse processo de emagrecimento, estou sempre em busca de alternativas para ajudá-las a encontrar o equilíbrio e assim conseguir atingir seus objetivos. Nessa semana, conversei com a terapeuta integrativa Maria Inês Curcio, que me apresentou uma técnica chamada de TFT – Terapia do Campo do Pensamento, ou acupuntura sem agulhas, como é popularmente conhecida.

Ela me contou que essa técnica foi desenvolvida há 40 anos pelo Dr. Roger Callanhan, um psicólogo PHD americano, que estava frustrado por não obter êxito no tratamento de alguns pacientes, frente a traumas, medos e dores físicas. Então, buscou nos estudos da medicina chinesa e de técnicas de saúde integrativas o alívio para o sofrimento deles.

Ele comprovou que todas as experiências traumáticas geram um registro em nossos corpos e interrompem o fluxo de energia nos meridianos que geram doenças futuras. Com os toques em sequências específicas que o Dr. Roger e sua equipe desenvolveram, é possível limpar as emoções desqualificadas retidas nos meridianos e restabelecer o equilíbrio, o foco e a paz interna.

A terapeuta me ensinou a fazer uma sequência de toques para a ansiedade. Estou aplicando sempre que me sinto ansiosa.

Compartilho agora com vocês a técnica de como focar o pensamento para tratar-se com o TFT:

1º passo: observe uma figura de um limão, sinta o aroma dele ao ser cortado. Quais as reações que isso provoca no corpo? Salivação? Arrepios? Foque no que te causa ansiedade, ok?
2º passo: pense na questão que te causa ansiedade. Dê uma nota de zero a dez para o incômodo.
3º passo: para cada um dos problemas emocionais existe uma sequência de toques em locais do corpo para auxiliar no alívio do problema. Com força média, faça dez toques em cada um dos pontos abaixo, respire profundamente enquanto pensa no que está causando a ansiedade. Repita a sequência quantas vezes forem necessárias para que se sinta melhor:

1 – Lado da mão, ponto do Karatê (intestino delgado).
2 – Abaixo do nariz (vaso governador).
3 – Abaixo do olho (meridiano do estômago).
4 – Abaixo da axila (meridiano baço).
5 – Clavícula, abaixo do osso perto da garganta, um dedo para qualquer um dos lados. Usar todos os dedos (meridiano rim).
6 – Dorso da mão, entre o mindinho e o anelar, 50 toques.

 

Leia mais:
Você sabia que cães também ficam gripados? Veja como cuidar do seu pet
Mais de 300 quilos de objetos que iriam para o lixo são transformados por crianças
Conheça espaços para cuidar da sua beleza na Grande Florianópolis com desconto
Lidiane Amaral
Esteticista e empresária. Ao longo dos 15 anos que atua na área da estética e beleza, desenvolveu diversos tratamentos com o objetivo de trazer resultados satisfatórios e que ajudem a melhorar a autoestima da mulher. Com dedicação e trabalho se tornou uma profissional diferenciada e de referência na Grande Florianópolis. Atualmente conta com uma equipe altamente qualificada, que segue os métodos desenvolvidos, e que tem o propósito de proporcionar uma experiência de beleza única, com foco no resultando, respeitando sempre a individualidade de cada cliente.