A importância da alimentação na prevenção do câncer

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado

salada salmao
Foto: Divulgação

Nos dias atuais é comum as pessoas consumirem, diariamente, níveis elevados de alimentos ultraprocessados e terem uma dieta rica em gorduras animais, carnes processadas e baixa ingestão de fibras, frutas frescas e vegetais. O que muitos não sabem, é que esse padrão de alimentação está associado ao impulsionamento do surgimento de neoplasias, principalmente no aparelho digestivo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos poderia ser evitado com a adoção de uma dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física, “principalmente os casos de colorretal ou do intestino grosso”.

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer.

Mas quem não gosta muito de frutas, verduras e legumes prepare-se: é justamente a maioria destes alimentos que mais contribuem para o bom funcionamento do organismo. É importante fazer a ingestão deles diariamente. Aqui, dicas de como consumir vegetais em dias de frio.

Pontos importantes na sua alimentação para prevenção do câncer:

· Priorize o consumo de alimentos orgânicos, eles são riquíssimos em antioxidante e fitoquímicos que previnem a oxidação celular.

· Evite embalar os seus alimentos com plásticos, prefira embalagens de vidro.

· Alimente-se de forma colorida e variada, dessa forma conseguirá garantir nutrientes importantes na prevenção do câncer, como o licopeno (encontrado no tomate, por exemplo), resveratrol (encontrado nas uvas), polifenóis e outras substâncias nutricionais importantíssimas na prevenção da doença.

· Não tenha alimentos ultraprocessados na sua casa, consuma apenas esporadicamente. Estes alimentos são ricos em gorduras trans, açúcares adicionados, corantes artificiais e agrotóxicos.

· Consuma, diariamente, um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga).

· Prefira alimentos naturais e integrais.

· Inclua diariamente na sua alimentação: leguminosas, grãos, sementes e cereais integrais: trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, feijões e ervilhas.

· Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal.

· Reduza o consumo de salgados, curados, defumados e churrascos.

· Evite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas para 2 drinks por dia (homens) e 1 drink (mulheres).

· Controle e mantenha seu peso corporal sendo fisicamente ativo e através da prática de exercícios moderados durante, pelo menos, 30 minutos – 5 vezes por semana.

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