A importância do reforço positivo na educação das crianças

Valorizar as pequenas conquistas diárias pode melhorar a autoestima dos pequenos além de estimulá-los a terem novos hábitos e comportamentos

reforço positivo
Foto: Divulgação

Educar uma criança é um tarefa árdua, pois ela precisa de atenção 24 horas por dia. Ela depende inteiramente de seu responsável para realizar várias tarefas rotineiras. Mas assim como elas dependem, elas aprendem diariamente com suas referências, sejam elas seus pais ou demais educadores. É comum que os adultos esperem que os pequenos aprendam as tarefas rapidamente, sempre se superando e quando elas não fazem da maneira correta ou mais eficiente, repreendem a criança, cobrando e criticando, pois acreditam que essa é a maneira correta de estimular um comportamento melhor. Mas será que ao invés de criticar, reforçar a iniciativa não seria uma opção mais construtiva?

Leia também: Especialista fala sobre a importância das brincadeiras para a educação de crianças

O reforço positivo deriva de uma técnica comportamental para a alteração de comportamentos. Os reforços são os estímulos que incentivam um determinado comportamento. Segundo Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar é fundamental reconhecer e reforçar as iniciativas e dedicação que a criança teve para realizar suas atividades. “Mesmo que ela não tenha alcançado o efeito esperado, é importante elogiar e reforçar a ação, dessa forma ela terá satisfação e bem-estar, ajudando no se seu desenvolvimento de comportamento”, explica Ana Regina.