Estreia hoje em Florianópolis o espetáculo infantil “A sua voz – uma peça sobre Malala”

Foto: Bruno Ropelato

O SESC da Prainha recebe hoje e amanhã a encenação do espetáculo teatral “A sua voz – uma peça sobre Malala”. As apresentações acontecem as 15h, com duração 35 minutos, e serão abertas ao público.

A peça aborda a questão do direito à educação para todos e que se interessa por dar voz às nossas crianças. O que elas têm para nos dizer? Como é a sua voz?

A encenação partiu de um processo colaborativo de direção rotativa de cenas, em que a encenadora e a atriz, que assinam também a dramaturgia, criaram individualmente uma  cena para cada uma das fontes de pesquisa elegida. Todas estas cenas foram registradas em vídeo e foi a partir delas que se criou primeiramente um roteiro de cenas que previu a  composição de quatro momentos encadeados: narração/contação, ação/personagens, interação/participação e discurso/reflexão, além de momentos lúdicos com música e dança.

Este roteiro de cenas deu base para o início da escrita do texto dramático. A dramaturgia foi escrita a quatro mãos e criada a partir de uma pesquisa que teve como fonte seis publicações sobre a vida de Malala, sendo elas o livro “Eu sou Malala” e os livros infantis “Malala e o lápis mágico”, “ Malala, Uma menina muito corajosa”, “Todo dia é dia de Malala”, “Malala a menina que queria ir para a escola” e “The extraordinary life of Malala Yousafzai”, além do documentário “Eu, Malala”.

As autoras realizaram também entrevistas com treze crianças que têm entre cinco e treze anos de idade e destas entrevistas trechos foram selecionados para compor a cena em forma de áudios.

A atuação é um solo em que a atriz, Stüpp, conta uma história verídica buscando sempre a interação direta com as crianças. Além da figura da narradora, a atriz apresenta ao público outros personagens, que são montados de forma lúdica na frente das crianças, que acompanham a construção e a desconstrução destas figuras em cena: a própria Malala, a sua tia Najma, o seu pai Ziauddin e um homem do Talibã.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Maria Amélia Gimmler e Raquel Stüpp
Direção: Maria Amélia Gimmler
Atuação: Raquel Stüpp
Cenografia e objetos de cena: Bruno Ropelato
Figurino e adereços: Adriana Bernardes

SERVIÇO
Quando: 9 e 10 de setembro, 15h
Onde: SESC Prainha, Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro
Tempo de duração: 35 minutos
Classificação indicativa: Livre (tendo como público alvo crianças de 7 a 12 anos ,professores e familiares)
Gratuito (sujeito a lotação)