Açaí: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fruta do verão pode salvar sua pele e cabelo

Óleo extraído da fruta pode ser muito bom para retardar o envelhecimento da pele

açaí
Foto: Stock XCHNG/Banco de imagens

Presente no cardápio de muitos brasileiros no verão o açaí pode ir muito além de suas propriedades culinárias e ser usado para benefício da beleza. A biomédica Luciana Godinho explica que o óleo extraído da fruta pode ser muito bom para retardar o envelhecimento da pele.

— Muito rico em fitoesteróis, antocianinas, ácidos graxos essenciais e flavonoides, substâncias antioxidantes, ele combate a ação maléfica dos radicais livres, ajudando a retardar o processo de envelhecimento precoce das células, melhorando a aparência da pele, dos cabelos e das unhas — orienta.

Segundo a esteticista Michelle Werner a fruta possuí ainda: ácido oleico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.

— Podemos usar o óleo vegetal de açaí para uma boa esfoliação corporal com açúcar cristal ou açúcar mascavo, realizando movimentos rotatórios com suavidade. A receita caseira irá ajudar a renovar e hidratar a pele.

Leia também: Como evitar rugas e manchas na peles branca e negra

Outra dica é usar a fruta para acabar com rugas e linhas de expressão. A esteticista Nathalia Nascimento aconselha a usar no rosto o óleo vegetal de açaí.

— Você pode fazer uma misturinha com o óleo de amêndoas e o óleo vegetal de açaí e passar no rosto, pelo menos duas vezes ao dia, com a pele limpa. Em uma semana você já começará a notar a diferença — explica.

A fruta pode ser usada também no cabelo. A hairstylist Sonia Nesi explica que o óleo pode ser usado durante a hidratação capilar:

— Além de reduzir o frizz e selar as cutículas, o procedimento mantém os resultados por 30 dias — garante Sonia.

O óleo de açaí não possui contraindicações, no entanto, algumas pessoas podem ter intolerância ao fruto e ao óleo. Para evitar qualquer tipo de problema, primeiramente, faça um teste e comece ingerindo pequenas quantidades do produto.

Receitas caseiras

Esfoliante de açaí
30ml do óleo vegetal de açaí
30 gramas de açúcar mascavo
Modo de preparo: Misture e aplique no corpo friccionando com movimentos circulares, deixe agir por 20 min e enxágue em água corrente.

Para o rosto
10 ml óleo vegetal de açaí
2 gotas óleo essencial de palma rosa
2 gotas do óleo essencial de lavanda
Modo de preparo: Armazenar em um vidro âmbar fechado.  Aplicar uma pequena quantidade no rosto higienizado, 2 vezes ao dia, massageando em movimentos circulares até absorção.

Para o cabelo
Acrescente a sua máscara capilar 10 gotas de óleo vegetal de açaí
Modo de preparo: Deixe agir por 20 minutos e enxague bastante. Usar de 15 em 15 dias.