Ação social realiza doação de óculos de grau para crianças de comunidades carentes de Santa Catarina

Projeto “Olhar Amigo”, parceria entre Óticas Carol e Instituto Guga Kuerten, identifica crianças com problemas de visão e oferece tratamento para elas

Atendimento oferecido para crianças de comunidades carentes de SC

A infância é um período de descobertas, em que todos os sentidos são aguçados e contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo e de sociabilidade das crianças. A visão é uma das principais formas dos pequenos se comunicarem com o mundo, e problemas como miopia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo podem comprometer o aprendizado nessa fase. 

Estudo recente realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que 12% das crianças em idade pré-escolar e escolar precisam usar óculos de grau. 

— Crianças com problemas de visão apresentam alguns sinais. Ficam mais desatentas e agitadas, não conseguem se concentrar e podem apresentar também lacrimejamento, irritação e olhos vermelhos. É importante que pais, e também a escola, se atente para que seja possível identificar o problema de maneira precoce, sem comprometer o desenvolvimento infantil — explica a pedagoga, especialista em educação infantil e séries iniciais, Rosemeri Linhares.

Atendimento oferecido para crianças de comunidades carentes de SC

Independentemente de apresentarem sintomas, é recomendável que crianças a partir de três anos façam exames oftalmológicos, anualmente. Entretanto, a realidade de muitas crianças não permite esse acesso à médicos especialistas, tão pouco à óticas que ofereçam lentes de qualidade. 

Dados do CBO e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia estimam que 8 em cada 10 alunos em idade pré-escolar nunca fizeram exames de vista.  Um cenário que representa a necessidade de iniciativas, tanto públicas quanto privadas, para mudar essa condição. 

Olhar Amigo

Reconhecendo esse momento, e a importância de tratar e corrigir problemas de visão das crianças catarinenses, o projeto “Olhar Amigo”, parceria entre Óticas Carol e Instituto Guga Kuerten, realiza triagens em comunidades carentes de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Campos Novos, a fim de identificar as que possam apresentar problemas de visão e, então, prestar o tratamento adequado. 

A partir desta primeira avaliação, as crianças selecionadas são direcionadas ao Hospital dos Olhos de Florianópolis, para um dia exclusivo de consultas. Após prescrição médica, os pequenos são encaminhados para escolherem a armação que será doada, no formato, cor e estilo que mais combina com a sua personalidade. Após essa escolha, a montagem dos óculos de grau é realizada e entregue para os núcleos responsáveis pela ação. Permitir que as crianças escolham seu próprios modelos é, também, uma importante maneira de auxiliar na adaptação com os óculos de grau. 

Mais de 500 crianças já receberam os óculos da Óticas Carol (Foto:Divulgação)

 A ação iniciou em 2015, e já ajudou mais de 500 crianças a enxergarem um mundo mais bonito, além de contribuir diretamente com o progresso social e educacional dessa garotada.  Para o coordenador das Óticas Carol, Daniel Bortolato, o momento da doação é o mais emocionante.

— Esse projeto representa para nós a importância de poder contribuir com a sociedade, dar acesso a quem precisa e garantir que essas crianças tenham a visão de um futuro melhor — comenta. 

Com esse recurso garantido, os pequenos passam a ter mais qualidade de vida e maior capacidade em desenvolver atividades cotidianas.

— Somos gratos a empresa parceira que fez a diferença na vida de cada criança que recebeu óculos para enxergar melhor, e consequentemente aperfeiçoou seu desenvolvimento na escola e o convívio com outras pessoas — destaca a presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten. 

Ações como essa oferecem às crianças e adolescentes de comunidades carentes um futuro mais justo e igual.

Conheça mais sobre a Óticas Carol da Grande Florianópolis e acompanhe ações como essa nas redes sociais da marca.