“Santa Catarina tem o espírito da marca: casual e com atitude”

Vice-presidente do Grupo Pasquini, Delton Batista, fala sobre a decisão de mudar a sede para cá e os planos de expansão da empresa

O presidente do Grupo Pasquini, Raritom Pasquini, com o presidente do Conselho, Antonino Pasquini, e o vice-presidente da empresa, Delton Batista Foto José Somensi/Divulgação

Recém-chegado a Santa Catarina, o Grupo Pasquini anunciou que pretende dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. Dona da grife Acostamento, uma das que mais crescem no segmento Premium no Brasil, a empresa mudou sua sede de São Paulo para Santa Catarina investindo R$ 20 milhões de reais numa enorme fábrica que deve gerar quatro mil empregos diretos e indiretos na região do Vale do Itajaí. A inauguração da sede foi também um reconhecimento às qualidades do Estado como maior polo têxtil e um dos maiores centros tecnológicos de Santa Catarina. A Versar conversou com o vice-presidente do Grupo Pasquini, Delton Batista:

Por que a decisão de mudar a sede e apostar em Santa Catarina?
Santa Catarina reúne o ecossistema têxtil e de inovação ideal para impulsionar nosso projeto de desenvolvimento e expansão. O Estado possui tradição empreendedora na indústria de vestuário, talentos especializados, escolas técnicas e universidades com cursos voltados para o segmento, os principais fornecedores nacionais de tecidos e insumos e uma série de empresas especializadas em cada etapa de nossa cadeia produtiva, envolvendo costura, lavanderias, tinturarias, jeans, para citar algumas. Além disso, criamos um comitê de inovação que reúne nossos atuais parceiros nacionais de tecnologia com uma série de startups catarinenses que estão trabalhando conosco em soluções disruptivas para o mercado de moda.

Como essa mudança deve impactar no Estado? 
Além da geração de empregos diretos e indiretos, em um total estimado de quatro mil postos de trabalho ao longo da implantação do projeto, firmamos uma série de parcerias locais com alcance nacional. A marca Acostamento Young é a nova parceira do Instituto Guga Kuerten, de forma que nossa coleção destinada a este público teen terá parte da comercialização destinada às ações sociais e de inclusão do IGK. Somos agora, através das linhas Masculino e Feminino da Acostamento, a marca oficial da Green Valley, eleita pela quarta vez o melhor club do mundo. Estamos ainda finalizando parceria como “Empresa Amiga do Bolshoi”, como parte de nossa crença em conectar arte, cultura e moda.

Durante a festa de lançamento foi exibido em primeira mão o vídeo institucional que será veiculado em rede nacional

Apesar de estar há 25 anos no mercado, a grife Acostamento teve um boom recente e é hoje uma das que mais crescem no segmento de moda premium no Brasil. A que atribuem esse sucesso?
Nos últimos três anos a empresa tem crescido no ritmo de 30% e acreditamos que isto tem a ver principalmente à sintonia com o mercado. Oferecemos um completo portfólio de moda atual, conectado com as principais tendências mundiais a partir de um intenso trabalho de pesquisas, frequentes viagens internacionais e investimento em desenvolvimento de produtos com alta qualidade para o mercado premium, atendendo com roupas para todas ocasiões de uso, calçados e acessórios, os segmentos Masculino, Feminino e Jovem, com mais de 1.500 produtos a cada coleção, em quatro coleções por ano. Além de um mix diversificado de produtos de valor agregado para um consumidor exigente, estamos presentes em mais de três mil estabelecimentos em todo Brasil, competindo com marcas globais.

O fato de estar geograficamente em Santa Catarina e ter profissionais de criação daqui pode alterar algo no estilo das marcas?
Os talentos catarinenses da economia criativa podem e vão cada vez mais influenciar para a melhoria contínua de nossas coleções, além da capacidade de atração de experts de todo país em busca de viver este lifestyle. Além disso, o Estado reflete o espírito da marca, que tem DNA casual, voltado para um público que tem atitude e procura fazer a diferença por um mundo melhor. Traduzimos este posicionamento em nosso slogan e no tema de nossa campanha de comunicação: “Você, sem limites”.

Desfile da Acostamento no evento que inaugurou a nova fábrica em Santa Catarina
Foto José Somensi/Divulgação

A expectativa da empresa é dobrar de tamanho em 5 anos. Quais os planos para chegar a essa meta?
Nossa estratégia de crescimento passa pela ampliação de mercado, através de novos pontos de vendas da marca em todo o Brasil, em lojas multimarcas e em lojas próprias, e estamos em conversas de oportunidades em países estratégicos da América Latina. Nosso planejamento inclui a abertura de unidade empresarial na China para consolidarmos nossa aproximação com um variado mercado de fornecedores. Na frente de produto, além de termos dobrado a capacidade industrial com a instalação da nova e moderna unidade de 25 mil metros quadrados em Itajaí, estamos fortalecendo nossa área de pesquisa e desenvolvimento com a combinação de ferramentas avançadas a exemplo de softwares de big data e machine learning, ao talento criativo de nossas pessoas. Como dizemos na empresa, “buscamos cada vez mais tecnologias, para sermos cada vez mais artesanais”.

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