Água aromatizada: receitas funcionais para fazer em casa

Ingredientes simples podem deixar a bebida mais atraente e saborosa

água aromatizada
Foto: Pexels

A hidratação é essencial para manter a saúde do organismo. Cada pessoa necessita de uma quantidade ideal de água por dia para matar a sede, regular a temperatura corporal e até acabar com uma falsa sensação de fome. Para quem tem dificuldade em cumprir esta meta, medidas como adicionar frutas e outros produtos à água podem ajudar a colocar essa recomendação em prática. É o que afirma a nutricionista, Jennifer Partika.

Leia também: Saiba porque é importante beber água antes do café da manhã

— As águas aromatizadas têm conquistado mais adeptos não só porque auxiliam na hidratação, mas também porque são opção para quem tem dificuldade em consumir a água em seu modo natural. Além disso, também são uma boa alternativa para substituir os refrigerantes e sucos artificiais — , destaca.

Ainda, a nutricionista reitera que os ingredientes adicionados na bebida durante a preparação estão diretamente ligados às características funcionais a serem obtidas.

— Os benefícios alcançados têm tudo a ver com o valor nutricional do ingrediente consumido, então depende do objetivo de cada um: emagrecimento, controle da ansiedade, reforço do sistema imunológico, entre outros.

Para garantir o sabor e o resultado da bebida, a água precisa ser leve e com baixo teor de sódio.

Água com gengibre

Além de combater azias e proteger o estômago contra úlceras, o gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório. Esta receita reforça o sistema imunológico e ajuda a manter longe gripes e resfriados.
Como fazer: Uma garrafinha de 500 ml de água mineral natural Ouro Fino com quatro ou cinco rodelas de gengibre.

Água com limão

Além de ser fonte de energia, o limão facilita a digestão, reforça o sistema imunológico, reduz inflamações e refresca o hálito.
Como fazer: Esprema um limão em um copo de água.

Leia também: Copo cheio… de calorias: você é o que come, mas também o que bebe. Saiba o que está escondido na sua bebida

Água com pepino

O pepino é rico em antioxidantes, rico em vitamina K, diminui a pressão sanguínea e rejuvenesce a pele.
Como fazer: Uma xícara de fatias de pepino com 500 ml de água ou um pepino para um litro de água.

Água com maçã e canela

A canela é fonte de vitamina K, ferro, cálcio, magnésio e fibra dietética. Fortalece o sistema imunológico, estimula a circulação sanguínea e a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Já a maçã é fonte de fibras e de substâncias antioxidantes, que ajudam na digestão e evitam a prisão de ventre. Contém vitamina A, C e E, biotina e ácido fólico.
Como fazer: Misture um litro de água com fatias de uma maçã e um ramo de canela.

 

Água com abacaxi e lavanda

O abacaxi ajuda na digestão, é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. A lavanda acalma e relaxa.
Como fazer: Misture em um copo uma fatia de abacaxi com a coroa, um ramo de lavanda e 300 ml de água com gás. Se quiser, adiciona 4 cubos de gelo.

Água aromatizada
Foto: Pexels

Água com laranja

A laranja é rica em vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, fibras, pectina e flavonoides. A fruta combate o colesterol, controla a pressão sanguínea, estimula as funções intestinais, previne gripes e infecções, além de reforçar as defesas do organismo. Há muitas formas de fazer águas saborizadas com laranja. Duas delas são:
1. Laranja, limão e pepino: é diurética e antioxidante. Misture, em um litro de água, um limão-taiti, uma laranja-lima, uma laranja pera ou bahia e um pepino. Todos os ingredientes com casca e cortados em rodelas.
2. Laranja, gengibre e canela: é estimulante e termogênica. Misture, em um litro de água, 10 folhas de hortelã frescas, 3 ramos de canela, 3 rodelas finas de gengibre e 4 rodelas de laranja com a casca.