Conheça alguns alimentos que ajudam a evitar gripes e resfriados

Foto: Pexels

Com a baixa das temperaturas precisamos utilizar de nutrientes que vão ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que nessa época as gripes e os resfriados são bastante comuns. O que gostaríamos de te contar é que, mantendo uma alimentação balanceada, que inclua alimentos antioxidantes e fitoquímicos, conseguimos reverter quadros infecciosos e assim fortalecer o nosso organismo prevenindo doenças respiratórias que podem surgir eventualmente.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até a segunda semana de julho de 2018, o país registrou 839 mortes por gripe, um aumento de 194% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o número de óbitos foi de 285. O número é extremamente alto e mostra que precisamos cuidar da nossa saúde. E a alimentação pode ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico.

Para isso, os alimentos mais utilizados são principalmente os ricos em vitamina C, que ajudam a combater os agentes infecciosos no corpo e assim beneficiar o organismo. Mas também não podemos esquecer dos que ajudam na prevenção e recuperação de doenças virais, como a vitamina A, vitaminas do complexo B, E, e minerais como zinco e selênio.

Para te ajudar, fizemos uma lista dos alimentos que ajudam na prevenção de gripes e resfriados e você não pode deixar de fora do seu cardápio:

· Morango

· Laranja

· Limão

· Kiwi

· Bertgamota

· Abacaxi

· Banana

· Abacate

· Gengibre

· Alho

· Cebola

· Gema de ovo

· Vegetais folhosos escuros como: rúcula, espinafre, brócolis e couve

· Lentilha

· Arroz integral

· Oleaginosas como: nozes, castanhas, amendoim, amêndoas

Assim como algumas plantas, mais especificamente os chás, que possuem compostos bioativos capazes de reduzir os sintomas da gripe e resfriados, tais como febre, coriza, mal-estar e dores de cabeça, sem trazer os efeitos colaterais da medicação sintética.

Além dos alimentos, aproveite as receitas especiais, fitoterápicas e naturais que a Dra. Juliana Gonçalves, nutricionista e especialista em fitoterapia passou pra gente:

Chá de gengibre

Foto:
Diapicard / Pixabay

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 5 centímetros de raiz de gengibre
  • Meio limão siciliano
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (de sopa) de mel

Modo de preparo

Ferva a água juntamente com o gengibre descascado e cortado em rodelinhas bem fininhas. Acrescente o suco do limão siciliano e a canela em pau. Deixe ferver por 10 minutos, desligue o fogo e abafe por cinco minutos. Acrescente o mel e mexa. Beba quente até 3x ao dia

Xarope Antigripal

Ingredientes

  • 500g de mel orgânico
  • ½ abacaxi
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de guaco
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 10 gotas de tintura de própolis

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em banho maria por 30 minutos. Após pronto, acrescentar as gotas de própolis. Guardar em um pote de vidro e consumir 1 colher de sopa diariamente.

 

Mais De Carol e Silvia:
A importância da alimentação na prevenção do câncer
Entenda a importância da vitamina D para a saúde
Temporada de friozinho também pede frutas e vegetais na alimentação