Quem é Alton Mason, o primeiro modelo negro a desfilar pela Chanel em mais de 100 anos de história

Foto: Reprodução/Instagram

Pela primeira vez em 109 anos de existência, a Chanel levou um modelo negro para a passarela. O norte-americano Alton Mason fez história ao participar do pre-fall da label, no início deste mês. Foi tão histórico que o episódio segue sendo comentado e elogiado.

“Este é um momento que nunca vou esquecer. Ser capaz de ver toda a arte dentro do museu e trabalhar com essa incrível equipe parecia irreal. Ser o primeiro modelo masculino negro a fazer um desfile da Chanel … O QUE !? Eu ainda estou descrente”, escreveu Alton em sua conta no Instagram logo após o evento. Ele agradeceu o estilista Karl Lagerfeld e toda sua equipe pela oportunidade.

Na ocasião, ele desfilou com roupas, acessórios e maquiagem baseados na cultura egípcia, tema do desfile.

Apesar do músico Pharrell Williams já ter realizado uma collab com a Chanel há alguns anos, Alton foi o primeiro profissional negro de moda contratado para um trabalho com a label.

Foto: Divulgação

O modelo tem 20 anos e carrega no currículo desfiles para marcas de renome como Tom Ford, Jeremy Scott, Michael Kors, Balenciaga, Valentino e Louis Vuitton.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Michael Kors S/S 2019 🥥 Thank you @michaelkors @arianna_pradarelli @paulcavaco and @johndavidpfeiffer for an amazing show 🍇

Uma publicação compartilhada por Alton (@altonmason) em

Ser modelo, porém, não estava nos planos de Alton. Fã de Michael Jackson, aos 17 anos ele se estabeleceu em Los Angeles, onde começou a estudar dança e teatro. Ele só queria dançar. Foi quando seu talento foi notado pela coreógrafa e diretora criativa, LaurieAnn Gibson, famosa por trabalhar para nomes como Lady Gaga e Nicki Minaj.

Alton foi recrutado por ela e, após um dos ensaios, recebeu uma mensagem da equipe de Kanye West, que o convidou para fazer parte do desfile Season 3 da Yeezy, em 2016.

“Achei que estava sonhando até receber o e-mail solicitando para me levar para Nova York na semana seguinte”, disse ele, em uma entrevista.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

🖤

Uma publicação compartilhada por Alton (@altonmason) em

 A Chanel, embora tenha resistido em escalar modelos negros para seu casting, tem mudado de comportamento recentemente. Em julho, a modelo Adut Akech Bior entrou para a história da alta-costura ao ser a segunda top model negra, em mais de cem anos, a desfilar como a noiva de inverno, encerrando o desfile da maison na Semana da Alta-Costura de Paris.

Leia também: 

Irmãs lançam marca social para mostrar a força da mulher negra em Florianópolis

Mulheres tiram a roupa em frente a uma loja da Victoria’s Secret em protesto por diversidade de corpos