
Pela primeira vez em 109 anos de existência, a Chanel levou um modelo negro para a passarela. O norte-americano Alton Mason fez história ao participar do pre-fall da label, no início deste mês. Foi tão histórico que o episódio segue sendo comentado e elogiado.
“Este é um momento que nunca vou esquecer. Ser capaz de ver toda a arte dentro do museu e trabalhar com essa incrível equipe parecia irreal. Ser o primeiro modelo masculino negro a fazer um desfile da Chanel … O QUE !? Eu ainda estou descrente”, escreveu Alton em sua conta no Instagram logo após o evento. Ele agradeceu o estilista Karl Lagerfeld e toda sua equipe pela oportunidade.
Na ocasião, ele desfilou com roupas, acessórios e maquiagem baseados na cultura egípcia, tema do desfile.
Apesar do músico Pharrell Williams já ter realizado uma collab com a Chanel há alguns anos, Alton foi o primeiro profissional negro de moda contratado para um trabalho com a label.

O modelo tem 20 anos e carrega no currículo desfiles para marcas de renome como Tom Ford, Jeremy Scott, Michael Kors, Balenciaga, Valentino e Louis Vuitton.
Visualizar esta foto no Instagram.
Ser modelo, porém, não estava nos planos de Alton. Fã de Michael Jackson, aos 17 anos ele se estabeleceu em Los Angeles, onde começou a estudar dança e teatro. Ele só queria dançar. Foi quando seu talento foi notado pela coreógrafa e diretora criativa, LaurieAnn Gibson, famosa por trabalhar para nomes como Lady Gaga e Nicki Minaj.
Alton foi recrutado por ela e, após um dos ensaios, recebeu uma mensagem da equipe de Kanye West, que o convidou para fazer parte do desfile Season 3 da Yeezy, em 2016.
“Achei que estava sonhando até receber o e-mail solicitando para me levar para Nova York na semana seguinte”, disse ele, em uma entrevista.
A Chanel, embora tenha resistido em escalar modelos negros para seu casting, tem mudado de comportamento recentemente. Em julho, a modelo Adut Akech Bior entrou para a história da alta-costura ao ser a segunda top model negra, em mais de cem anos, a desfilar como a noiva de inverno, encerrando o desfile da maison na Semana da Alta-Costura de Paris.
Leia também:
Irmãs lançam marca social para mostrar a força da mulher negra em Florianópolis