‘Amor não escolhe, acontece’, diz Pedro Carvalho sobre romance com trans em ‘Dona do Pedaço’

Foto: Instagram/Reprodução

*Cris Veronez

Um dos casais mais shippados de “A Dona do Pedaço“, Britney e Abel, interpretados por Glamour Garcia, 30, e Pedro Carvalho, 33, ainda prometem arrancar boas risadas do público. O ator comemora essa comicidade e a possibilidade de deixar a faceta de mocinho para trás.

“Diferente de ‘O Outro Lado do Paraíso’, em que meu personagem era mais sério, agora ele é leve e cômico. A trama de Abel e Britney cresce muito. Ele começa a ficar meio ‘aluado’, a errar as receitas mesmo sendo ele o chef confeiteiro da Maria da Paz”, afirma o português que acumula 16 novelas em seu país natal e três no Brasil.

Além do tom mais cômico, Carvalho também disse em entrevista à reportagem que é um privilégio tratar de temas delicados, como a transexualidade de Britney, que ainda é desconhecida por Abel na trama. “Falamos de um assunto importantíssimo, principalmente nesse momento social e político que estamos vivendo no Brasil”.

“Walcyr faz isso com humor, leveza e sutileza”, continua o ator. “O amor, o encantamento, o desejo, não escolhem nada. Acontecem. Vamos falar de várias coisas importantes, como preconceito, de uma forma leve. Para mim, contar essa história é um privilégio.”

Para compor Abel, Carvalho revela que se inspirou no confeiteiro Marco Borges, que participou do Big Brother Brasil português.”Ele é assim: grandão, meio bronco, mas é super inocente, tem bom coração. Acho que isso me ajudou a compor o personagem. Ele é doce, mas também muito bruto. Diz coisas de forma bruta e não tem noção disso.”

O envolvimento de Carvalho com a culinária vai além das telas. Ele uniu o amor à cozinha a um projeto social lançado há dois anos em Portugal, o livro “Sopa Para Síria”.

“Convidei os chefs mais conhecidos do país, que participaram do MasterChef, e todos elaboraram uma receita gourmet de uma sopa. Oitenta por cento da verba do livro se reverteu a favor dos refugiados sírios. Eu gosto muito de cozinha, vira e mexe posto alguma foto cozinhando nas minhas redes sociais”, afirma ele.

Ator da diversidade

Apesar das diferenças entre Amaro, papel de Carvalho em “O Outro Lado do Paraíso” (Globo, 2017-2018) e de Abel, em “A Dona do Pedaço”, os dois transitaram por histórias que abordavam diversidade. O primeiro se apaixonou por Estela (Juliana Caldas), uma mulher com nanismo, e Abel já mostra seu interesse por Britney, uma mulher trans.

“É interessante falar de coisas tão importantes e eu ser o veículo para que isso seja dito. Em Portugal e na Europa, isso já não é tema, mas aqui ainda é importante falar sobre isso. Aqui infelizmente ainda é assim, e fico feliz de ajudar a pessoa que está contando essa história e ajudar a educar a mentalidade das pessoas.”

“Adoraria que o mundo caminhasse para a ideia de que somos todos diferentes e todos iguais também. A diferença é uma qualidade. Cada um é o que é. Há lugar para todo mundo. Catalogar não é legal. A Dani [Daniela Glamour Garcia] é uma mulher linda, e é isso. Ela se sente mulher, é mulher, e pronto.”

Leia também:

Atriz trans estreia em “A Dona do Pedaço” e faz sucesso nas redes sociais

Caio Castro e Malvino Salvador vão viver par romântico em nova novela da Globo