Em tratamento contra o câncer, Ana Furtado faz exercícios usando máscara; entenda

Apresentadora já fez quatro sessões de quimioterapia

Ana Furtado
Ana continua praticando atividades físicas Foto: Reprodução/Instagram

Por Camila Kosachenco

No fim de maio, a apresentadora Ana Furtado revelou que havia feito uma cirurgia para retirada de um tumor na mama. Desde então, ela vem compartilhando nas redes sociais cada passo do tratamento, que inclui sessões de quimioterapia e até mesmo crioterapia para preservar os cabelos.

Extremamente ativa — no último sábado (21), ela retornou ao programa É de Casa? —, Ana divide na internet momentos de descontração, como um vídeo publicado em seu Instagram em que aparece na academia dançando uma música da cantora Anitta. Além do bom humor da global, chama a atenção o fato de ela estar usando uma máscara.

Só na malemolência!!! Dancinha aproveitando a academia vazia… arrasou, @anitta! #Medicina 😄

Uma publicação compartilhada por Ana Furtado (@aanafurtado) em

— Algumas pessoas que fazem quimioterapia, dependendo do medicamento, podem ter como efeito colateral a diminuição dos glóbulos brancos, que são as defesas do nosso corpo contra infecções — explica a oncologista do Hospital Santa Rita, no Rio Grande do Sul, Alice Zelmanowicz.

Ana Furtado faz tratamento para diminuir queda de cabelo devido à quimioterapia

Quando isso acontece, o paciente fica mais predisposto a infecções por via aérea, sendo indicada a proteção.

— Mas isso tem limitações. A máscara deve ser usada em situações bem específicas, e quem define a necessidade ou não do uso é o médico — avisa Alice.

“Eu decido diariamente por viver”, afirma Ana Furtado sobre luta contra o câncer