Animais de estimação precisam de cuidados especiais no verão

“Golpe de calor” pode provocar alterações neurológicas nos bichinhos de estimação. Saiba que cuidados são necessários e conheça parceiros do Clube NSC

pets
Fotógrafo: Mauro Vieira/BD/Jan 13

Com a alta da temperatura, aumenta o risco de “golpe de calor” nos bichinhos de estimação, também conhecido como intermação ou insolação. As clínicas veterinárias costumam registrar um crescimento de 30% nos casos durante o verão.

– O problema é grave, pode afetar vários órgãos, causar quadro de insuficiência renal, alterações neurológicas e até mesmo levar à morte, caso não seja tratado a tempo. Por isso, a prevenção é fundamental – alerta a veterinária Karina Mussolino, gerente-técnica de clínicas da Petz, parceira do Clube NSC.

Os sintomas

A reação ocorre quando a temperatura corporal sobe bruscamente e o organismo é incapaz de compensá-la. Ao ultrapassar os 42°C, geralmente surgem os sintomas. Cansaço fácil, língua roxa (cianose), dificuldade para caminhar, andar cambaleante ou até mesmo parar de andar são os primeiros sinais. O pet fica com a respiração muito ofegante e acelerada. Também pode cair, ter convulsões e perder a consciência. Outros sintomas são vômitos e diarreia.

Leia também: Alimentação natural x caseira para pets: entenda a diferença

O que fazer

– É uma emergência médica que necessita de uma intervenção imediata para diminuir a temperatura corporal, como um banho com água a 20°C ou aplicar gelo nas virilhas e axilas e, de imediato, levar ao pronto-atendimento veterinário, onde serão feitas outras manobras emergenciais – orienta a veterinária.

Os pets mais sensíveis e suscetíveis são os mais jovens e os mais velhos, que apresentam dificuldades em suportar temperaturas elevadas, bem como os obesos e braquicéfalos (de crânio achatado), que têm mais dificuldades respiratórias e em diminuir a temperatura corporal. Mas qualquer pet está sujeito a esta alteração e é necessário seguir as recomendações básicas.

7 dicas para os pets enfrentarem o calor

1. Hidratação: Deixe a água sempre fresca e disponível para os pets. Durante os passeios, leve cantil ou use os bebedouros de parques e lojas mais vezes.

2. Passeios: Os melhores horários são antes das 10h e depois das 16h. De preferência, longe do asfalto quente, que pode causar queimaduras sérias nos coxins, as “almofadinhas” das patinhas dos pets.

3. Borrifar água: Ao notar que o bichinho está ofegante, é importante levar a um local fresco, oferecer água e borrifar um pouco dela pelo corpo do cão.

4. Ar fresco: Nunca deixe os pets em locais trancados e abafados sem circulação de ar, como por exemplo fechados dentro do carro.

5. Exercícios: Evite caminhadas longas e exercícios intensos nos dias de muito calor.

6. No carro: Durante as viagens, deixe o ar-condicionado ligado ou as janelas abertas. Faça pausas para o pet tomar água, descansar e ficar na sombra.

7. Ao ar livre: Para os pets que ficam muito tempo sozinhos no quintal ou na varanda, é importante manter um local fresco, onde não bata sol, para que possam se proteger do calor.

Fotos: Divulgação

Parceiros do Clube NSC oferecem descontos

Petz
A rede de pet shops é a maior do Brasil em número de lojas, somando 76 no país. A lojas reúnem tudo o que os bichinhos de estimação precisam para uma vida com qualidade em um só lugar. Os espaços Petz Estética e Petz Veterinário contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e na medicina veterinária – capazes de cuidar da saúde e da higiene dos pets da melhor forma. A loja online Petz oferece 7% de desconto para sócios do Clube NSC no hotsite parceriapetz.com.br/rbs. O desconto é aplicado automaticamente na tela de pagamento, via CPF. Não é necessário uso de voucher.

Cão.com – Hospital Veterinário 24h
O Clube NSC também oferece benefícios na Cão.Com, referência quando o assunto é inovação, qualidade e eficiência na prestação de serviços para animais de estimação. A clínica oferece serviços médicos veterinários especializados para cães e gatos, estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Nas unidades do Santa Mônica e Centro oferece também serviços de banho e tosa, que são acompanhados por veterinários. Sócio do Clube NSC tem desconto de 20% valor dos serviços de banho e tosa. Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 1.642, Santa Mônica, e Travessa Stodieck, 52, Centro, ambas Florianópolis.

Espaço petfriendly

Aproveite o verão ao lado de seu companheiro. Localizada em Florianópolis, a padaria Panifico oferece espaço petfriendly. O estabelecimento busca atender um público bem eclético, desde aquele que está no caminho da praia até quem não abre mão do pão quentinho pela manhã. Um dos serviços com maior destaque da é o brunch servido aos domingos e feriados. A Panifico fica aberta das 7h às 21h, de segunda à sexta, e das 8h às 20h, nos fins de semana e feriados. O serviço de brunch vai até as 15h. Fica na Avenida Madre Benvenuta, 1.296, no Santa Mônica, em Florianópolis. Sócio do Clube NSC tem 20% DE DESCONTO no valor total da compra.

Para ser sócio do Clube NSC, você precisa assinar um dos jornais DC, Santa ou AN em Loja NSC. Com planos a partir de R$ 9,90 por mês, você tem acesso a todo o conteúdo de notícias e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais.