Confira 10 curiosidades sobre o Garfield, sucesso há 40 anos

Primeira tira do felino foi publicada em 19 de junho de 1978

garfield
Foto: Reprodução

O gato mais famoso das histórias em quadrinhos está de aniversário. Há exatamente 40 anos, o cartunista americano Jim Davis publicou pela primeira vez a tirinha sobre Garfield em mais de 40 jornais. Preguiçoso e louco por lasanha, o personagem fez tanto sucesso que foi parar na televisão, no cinema e nos videogames.

Abaixo, veja 10 curiosidades sobre o felino que conquistou o público ao redor do mundo desde 19 de junho de 1978.

1 . Caçando com gato

O criador Jim Davis estava cansado de ver histórias em quadrinhos sobre cães e, por isso, decidiu tentar desenhar um gato cor de laranja com personalidade forte. A ideia era uma série de não aventuras, que incluía histórias sobre dormir, comer lasanha, odiar segundas-feiras, ignorar o seu dono, Jon Arbuckle, e o seu amigo cão, Odie.

2 . Inspiração

Davis batizou Garfield com este nome em homenagem ao seu avô, James A. Garfield Davis.

3. Sucesso na imprensa

A tirinha já foi publicada em mais de 2,5 mil jornais ao redor do mundo.

4. Na TV

Entre especiais e séries, Garfield protagonizou mais de 15 produções de TV pelo mundo, como Garfield e seus Amigos e O Show do Garfield.

5 . No cinema

Garfield: O Filme chegou aos cinemas em 2005, seguido por Garfield 2, em 2006. A voz em inglês é de Bill Murray e, no Brasil, a dublagem ficou por conta de Antônio Calloni.

6 . Novos nomes

A Suécia, junto com a Noruega e a Finlândia, é um dos três países nos quais Garfield foi rebatizado. Por lá, o felino é conhecido como Gustav.

7 . Para se divertir

Garfield é uma das atrações principais de dois parques de diversão nos Estados Unidos: Silverwood e Kennywood.

8. Na capa

Em 1982, Garfield foi capa da revista americana People, que o elegeu como a maior celebridade americana do momento. O gato aproveitou para anunciar seu primeiro programa de televisão.

9. Vida real

Em uma homenagem aos amigos de Garfield na história em quadrinhos, o criador Jim Davis também tem um gato, Nermal, e um cachorro, Pooky.

10 . Estilo

Garfield já teve quatro estilos de desenho. A versão original, de 1978, mostra um gato mais gordo e realista. Doze anos depois, foi substituída por um felino que andava usando as patas traseiras. Já em 1990, um desenho parecido com o gato laranja que os fãs conhecem hoje foi lançado. Em 2000, foi a vez do Garfield atual estrear.

garfield
Foto: garfield.com / Divulgação

Leia também: 

Menino de cinco anos aponta “namorada” em aniversário e viraliza

Bella Ciao, Arigatô e Evidências: os hinos dos países na Copa 2018