Conheça aplicativos que ajudam na hora de fazer mudanças e decorar a casa

Existem aplicativos interessantes que agilizam bastante o registro de dimensões de espaços e móveis dos ambientes a renovar

Visão além do alcance: o Walabot, tecnologia que usa o celular para rastrear estruturas dentro das paredes. Foto Tek Energy, divulgação

Os smartphones estão tão inseridos no cotidiano da maioria das pessoas que fica difícil imaginar que já houve um tempo em que o aparelho portátil era apenas um telefone. Temos hoje verdadeiros computadores de mão que agregam aplicações de comunicação, informação, mobilidade, tutoria, entretenimento e inúmeras outras funcionalidades que, certamente, simplificam nossas vidas e ocupam nosso tempo.

Para quem gosta de cuidar da casa, há várias opções de aplicativos facilitadores de atividades outrora trabalhosas e desafiadoras. Experimente estas sugestões que vão te apoiar na hora de planejar e executar mudanças no seu lar, porque uma casa viva não pode ficar parada.

MAPEANDO A CASA

Mapeando o espaço: o MagicPlan auxilia a desenhar uma planta baixa do cômodo que você deseja modificar. Foto Divulgação

Existem aplicativos interessantes que agilizam bastante o registro de dimensões de espaços e móveis dos ambientes a renovar. Importante dizer que nenhum deles substitui à altura a boa e velha trena, já que podem aferir valores aproximados e não reais. De qualquer modo, eles vão ajudar na representação gráfica do cômodo e nas anotações de cotas (medidas) diversas, que podem levar muito tempo quando manualmente tomadas.

O MagicPlan faz uma planta baixa do espaço a través da coleta rápida de informações das paredes. Não é exato, mas vai te fazer pensar melhor nas soluções de ocupação da área disponível. Já apps como o My Measures e o Measures Lite permitem anotar medidas em fotos reais. Super prático! Todos esses dispositivos são compatíveis com os sistemas iOS e Android.

VENDO ATRAVÉS

Visão além do alcance: o Walabot, tecnologia que usa o celular para rastrear estruturas dentro das paredes. Foto Tek Energy, divulgação

Quem já se aventurou a furar paredes para pendurar quadros ou instalar prateleiras e acessórios sabe a dor de cabeça que é furar uma tubulação hidráulica ou elétrica. Pois bem, detectar vigas, canos, fiação, pregos, roedores e até mesmo cupins é o que faz o Walabot, uma tecnologia criada pela israelense Vayyar que  conta com um sensor 3D que cabe no bolso e, quando conectado ao smartphone por um cabo USB, pode ser acionado através do respectivo aplicativo, compatível com o sistema operacional Android.

O celular se transforma, então, num scanner de parede que identifica estruturas a uma profundidade de 10cm em alvenarias e mostra na tela a posição e dimensões do que encontrou. A inovação é comercializada no mercado brasileiro pela Tek Energy, empresa catarinense especializada em tecnologias para sustentabilidade e construção civil.  O dispositivo não custa tão pouco (R$ 890 na loja virtual da Tek Energy), mas, ainda assim, é bem mais barato e prático que os equipamentos similares mais conhecidos.

TESTANDO CORES

Trem das cores: a paleta de cores da paisagem urbana do centro histórico leste de Florianópolis, criada pelo aplicativo Real Colors. Foto Sandro Clemes

Existem várias ferramentas para celular que auxiliam a pesquisar, testar e definir as composições cromáticas gerais e os tons de paredes, piso e teto.

No Brasil, temos o Simulador Suvinil, o Coral Visualizer e o Color Snap, oferecido pela Sherwin-Williams. Eles têm algumas diferenças entre si, mas basicamente permitem pesquisar em seus respectivos catálogos as cores de referências de ambientes e objetos que você fotografar, testar nuances em ambientes simulados ou os de imagens reais e calcular a quantidade de tinta necessária de acordo com as dimensões informadas das superfícies a pintar.

Já o Real Colors decompõe a paleta de cores de uma imagem real complexa (como a de uma paisagem, por exemplo), apresentando conjuntos de tons inusitados e inspiradores para renovar a casa.

CADÊ O NÍVEL?

“Gente, precisamos manter o nível!”: apps gratuitos como o iHandy Level garantem a retidão de quadros, prateleiras e móveis aéreos  nas paredes de casa. Foto divulgação

A régua de nivelamento é uma ferramenta utilíssima para os que têm T.O.C. com móveis, prateleiras e quadros tortos nas paredes. O caso é que só lembramos de tê-la nos momentos mais urgentes.

Pra resolver isso sem precisar sair de casa; basta fazer o download de um app que usa o “nivelador” do smartphone para nos auxiliar a deixar tudo reto. Um deles é o iHandy Level, que simula o nível com bolha de ar. É só encostar o celular junto ao acessório ou adorno e guiar-se pelo indicador digital de angulação, o que, diga-se de passagem, é muito mais fácil que posicionar a bolha de ar no centro do marcador na régua analógica.

VENDO TUDO ENQUADRADO

O Emolduras é um aplicativo de facílima operação, disponível somente para o sistema iOS, que permite combinar virtualmente obras que você pretende enquadrar com diversas opções de molduras.

Definida a moldura, insira o quadro montado na imagem de um ambiente da pequena galeria oferecida pelo app ou na foto que você fez de seu espaço para obter uma boa noção do resultado final.

Leia mais colunas de Sandro Clemes
Casa-conforto: veja três dicas essenciais na decoração