Aprenda a fazer risoto verde e montar uma mesa com a cara da primavera

Essa receita de risoto verde é muito versátil. Você pode servir em tigelas pequenas, como aperitivo, ou uma porção maior, como prato único

risoto verde
Fotos: Roberta Dalsenter

Eu amo essa época do ano! Uma seleção abundante e colorida de vegetais, frutas e flores começa a surgir nas prateleiras dos mercados e feiras. Confesso que fico mais inspirada no preparo dos pratos e na arrumação, ou melhor, na descontração à mesa.

Essa receita de risoto verde é muito versátil. Você pode servir em tigelas pequenas, como aperitivo, ou uma porção maior, como prato único. Ainda pode ser acompanhamento para carnes, peixes ou aves grelhadas. De quebra, é uma boa opção festiva para os vegetarianos.

Receita

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
Caldo de legumes
5 xícaras de água
1 cenoura descascada
1 cebola pequena descascada
e cortada ao meio
1 Bouquet garni com ervas
2 talos de aipo picado
1 dente de alho

Para o risoto
1 xícara arroz arbóreo
1 pacote de aspargos
1 maço de salsa
1 maço de espinafre ou agrião
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1/2 xícara de cebola picada
finamente
1/2 xícara de vinho branco seco
1/3 xícara de queijo
grana padano ou cabra
2 colheres de sopa de manteiga
Suco de meio limão
Sal

Guarnição
Fatias finas de rabanete. Folhas de agrião, espinafre e ervas. Queijo e aspargos inteiros.

Direções
1 Faça o brodo: coloque todos os ingredientes em uma panela grande e cubra com 5 xícaras de água. Leve para ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Coe o brodo em outra panela e
mantenha quente.
2 Para fazer o risoto: em uma panela pequena, leve os aspargos para ferver por 1 minuto. Corte as pontas e reserve. Coloque os talos no liquidificador, juntamente com a salsa ou espinafre. Adicione uma pitada de sal e 1/2 xícara de água do brodo. Aqueça 1 colher de sopa de manteiga e o azeite em uma panela pesada em fogo médio/alto até a manteiga derreter. Adicione a cebola e cozinhe até começar dourar. Acrescente o arroz e, em seguida, o vinho. Deixe ferver até que o vinho evapore. Despeje 2 xícaras do brodo e cozinhe até que seja absorvido, mexendo sempre por cerca de 7 a 10 minutos. Adicione uma xícara de brodo,
1/2 colher de chá de sal e continue cozinhando até ficar quase absorvido. Adicione mais
líquido, se necessário.
3 Retire a panela do fogo e misture o purê de aspargos reservados, o restante da manteiga e metade do queijo. Junte o suco de limão. Ajuste o sal e pimenta e misture as pontas do aspargo. Emprate e finalize com algumas fatias de rabanete, agrião e erva-doce e lascas do queijo.

Apresentações

Detalhes deixam todos à vontade. Aqui, uma apresentação para surpreender os convidados. Servi o risoto em latinhas de manteiga, a mesma que usei no preparo. Ao longo do tempo fui reciclando algumas para essa finalidade. Sirvo farofinha e purê nelas também, fica uma graça. Flores do jardim no baldinho individual de gelo para cada convidado. Pão sobre o papel pardo.

Guardanapos de cozinha no lugar de jogos americanos e mais uma exemplo de empratamento. A melhor etiqueta é a harmonia, a diversão e boas risadas à mesa.

Morangos nos baldinhos com gelo à disposição. Use para sobremesa ou para acompanhar o risoto verde, aromatizar a água ou, ainda, para colocar dentro da taça de vinho branco. Ah! Também funciona muito bem como aperitivo na beira da piscina.

Leia também:

Muito além da cuca e do marreco: 6 lugares imperdíveis em Brusque

Leia mais colunas de Roberta Dalsenter