Renata Diem: aprenda a fazer uma farofa com panetone e linguiça

Com a invasão de panetones essa época do ano, um deles pode ter sobrado na sua casa após o natal. Em caso positivo, você pode reinventá-lo fazendo uma farofa diferente. A combinação do adocicado do panetone – com as passas e frutas cristalizadas – junto ao defumado picante da linguiça Blumenau traz um contraste delicioso de sabores na boca.

Farofa rústica de panetone e linguiça Blumenau

Ingredientes

1 panetone tradicional (500 gr.)
250 gr. de linguiça Blumenau
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
Cebolinha verde picada a gosto

Modo de preparo

– Moer o panetone inteiro em um processador ou aos poucos no liquidificador;
– Despeje e espalhe a farinha de panetone em uma forma retangular, levando ao forno para dourar por cerca de 30 minutos. Olhe de vez em quando, cuidando para não queimar;
– Em uma frigideira (não é necessário óleo), junte a linguiça picada e frite bem, deixando a gordura derreter;
– Aproveite a gordura que a linguiça soltou para fritar a cebola e o alho e em seguida adicione a farinha de panetone à mistura;
– Finalize com cebolinha e sal a gosto.

Comida que emociona – Gastronomia de ontem, hoje e amanhã

Folheando cadernos amarelados pelo tempo com receitas escritas à mão e revistas de décadas atrás com suas fotografias de pratos coloridas artificialmente, viajamos ao passado e percebemos que a gastronomia mudou ao mesmo tempo em que continua igual.

Sempre emocionando – inventando e se reinventando – não só pra alimentar, mas também pra unir, diversificar e festejar. Comidas que emocionam, as chamadas comfort foods, são aquelas que experimentamos no presente e o sabor e aroma conseguem nos remeter à um momento específico das nossas vidas.

Quem sabe o peixe ao molho de frutas vermelhas que comemos hoje será um dia o comfort food de uma nova geração.

Leia outras dicas de Renata Diem

Aprenda drinks exclusivos inspirados na Argentina e no Brasil
Pudim de sorvete e outras dicas para se refrescar no verão
Sardinhas e coquetel sem álcool são tendência na gastronomia do verão 2018

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)