Aprenda a fazer a verdadeira pizza napolitana – e saiba onde degustar em Floripa!

Com DNA italiano, o Maremonti Trattoria & Pizza tem sua autenticidade certificada pela Associação dos Pizzaiolos da Itália

Foto Camille Reis/Diário Catarinense

Você sabe qual é o alimento mais consumido no mundo? A pizza! O Brasil, aliás, está em segundo lugar no ranking de consumo. E como hoje é o dia da pizza a gente vai te mostrar que existem alguns segredinhos para uma pizza boa de verdade. E de quebra ainda te ensinar a fazer uma autêntica pizza napolitana!

Além dos ingredientes de qualidade, que contam muito, o capricho e a longa fermentação da massa – de 24 a 48 horas – são os fatores que garantem a consistência perfeita. “Todas as nossas pizzas são feitas com farinha Caputo 00 100% italiana e com uma fermentação de 48h para a massa, o que dá muito mais leveza e sabor”, explica o gerente do Maremonti, Davi Mallmann.

A temperatura do forno também interfere muito no resultado. Do forno a lenha do restaurante saem as verdadeiras pizzas de Nápoles, certificadas pela Associação dos Pizzaiolos Napoletanos. Elas são servidas na versão individual, com massa leve e borda macia. No menu há também pizzas tradicionais de massa média e crocante com ingredientes selecionados, como a célebre Zucchine, com brie e abobrinha, ou a Riviera, com linguiça calabresa artesanal.

A novidade mais recente e gourmet do Maremonti é a Pizza Stellina, em formato de estrela e com as pontas recheadas. Elaborada com massa de pizza napolitana, a Stellina é uma boa opção para ser apreciada como entrada, para compartilhar como aperitivo ou mesmo como prato principal, seguindo a tradição italiana.

O gerente do Maremonti, Davi Mallmann, com a pizza Stellina, novidade por lá
Foto Camille Reis/Divulgação

Para quem gosta de colocar a mão na massa em casa, o chef do Maremonti revelou a receita da tradicional pizza napolitana. Anota aí:

Massa básica:
950g farinha de trigo
600 ml de água
3g de fermento
30g de sal

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e depois porcionar em 6 massas de 170g (importante pesar). Deixar descansar por 2 horas na geladeira antes de abrir a massa e colocar o recheio.

O Maremonti funciona tanto no almoço quanto no jantar e está localizado na Av. Beiramar Norte, 1280. Mais informações pelo telefone (48) 3225-1029.

Leia também:

Friozinho é um convite à harmonização de vinhos com a gastronomia italiana

Dica gastronômica: rodízio de carnes com uma pitada extra de sofisticação

Nana Oliveira: ela faz do hambúrguer uma obra de arte