Arroz integral: veja como evitar o desconforto após o consumo

Foto: Pexels, banco de imagens

Hoje viemos aqui dar uma dica sobre arroz integral que está na mesa de muitos e como as leguminosas possui antinutrientes. Um de seus antinutrientes é o ácido fítico que está presente também e principalmente em grãos, sementes e leguminosas. Por isso, nossa sugestão é deixar os grãos de arroz de molho para ajudar na melhora da digestão e absorção do alimento.

De acordo com a tabela de composição dos alimentos (TACO) o teor de fitato em 1,6% do peso seco, outro em 1250mg por 100 gramas de peso seco (provavelmente cerca de 400 mg por 100 gramas de arroz cozido). Com isso, deixar o arroz integral de molho não elimina todos os fitatos, porém deixar de molho por horas vai eliminar um pouco do ácido fítico, o que irá ajudar a ter menos desconforto, diminuindo ou neutralizando esse nutriente na absorção.

O ideal, além de deixar de molho na água, é também utilizar umas gotinhas de limão que vão ajudar nesse processo. Depois é só descartar a água na hora do preparo e fazer o cozimento de forma normal.

Além de eliminar os ácidos que causam desconforto, os grãos do arroz ficam molinhos o que facilita o cozimento, já que tem gente que não gosta de consumir por ele ser mais durinho.

Leia também: 

Comportamento alimentar e quarentena: O que e quanto comprar para não exagerar

Saiba qual a importância da alimentação na saúde da mulher