Artista de Blumenau cria bonecos de personagens da cultura pop

jojobices - foto jo laps, divulgação

Uma máquina de costura e uma cabeça cheia de ideias e referências. Foi assim que a jornalista Jô Laps começou um projeto artesanal imerso na cultura pop. Mary Poppins foi a primeira personagem a ganhar a forma de boneca pelas mãos da artista de Blumenau.

Desde então, ela já criou toys de ícones do cinema como Amélie Poulain, do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, e Edward Mãos de Tesoura; da música, como Elvis e Jimmy Page; e de séries como a Eleven, de Stranger Things — a campeã de encomendas. Todos com um estilo único.

A vontade de criar surgiu por acaso. Em dezembro 2016, ela percebeu que nunca havia usado uma máquina de costura dos anos 70 que ganhou mãe para costurar bainhas ou almofadas. Sentiu vontade de começar, mas, para isso, precisava aprender desde o início.

— Como nunca havia costurado nada antes (minha mãe manda muito bem e sempre fez tudo), fiz uma aula rápida para aprender a lidar com a máquina, mas nem linha na agulha eu sabia colocar — conta.

A inspiração são as bonecas em estilo Tilda, desenvolvidas pela estilista noroeguesa Tote Finnanger. Famosas no mundo todo por seus braços longos, rosto rosado e sem boca, as criações já viraram marca registrada e ganharam várias versões. Jô pegou o molde da boneca Tilda e refez do seu próprio jeito.

— Os primeiros bonecos ficaram absurdamente lastimáveis, mas a teimosia imperou e não sosseguei até chegar a algo aceitável. Comecei fazendo o Gandalf, de O Senhor dos Anéis, e a Leia, de Star Wars, pela facilidade dos looks. Aí fui me apaixonando e criando os personagens que eu queria, como a Michonne, de The Walking Dead, e a Eleven, de Stranger Things — explica.

A cada pedido, Jô entra em um processo de criação único, totalmente artesanal, no qual faz uma imersão no universo do personagem. Ela leva entre uma a duas semanas para finalizar a produção.

— O processo envolve ainda a “caça” aos tecidos certos e a composição dos detalhes. Os mais trabalhosos que fiz foram o Jimmy Page, do Led, porque tive que pintar os dragões na roupa e fazer a guitarra dupla, e os jogadores de basquete Kyrie Irving e Stephen Currry — afirma.

Confira alguns dos bonecos:

Kyrie Irving e Stephen Curry. #nba #nbanaespn #nbafinals #jojobices #handmade #dolls

Uma publicação compartilhada por Jô Laps (@jojobices) em

Maria Antonieta. #jojobices #moviedolls #dolls # handmade

Uma publicação compartilhada por Jô Laps (@jojobices) em

Princesa Leia. #jojobices #moviedoll #doll #handmade #starwars

Uma publicação compartilhada por Jô Laps (@jojobices) em

Jules Winnfield, Pulp Fiction. Encomenda especial. #doll #handmade #bonecodepano #cinema #pulpfiction #jojobices

Uma publicação compartilhada por Jô Laps (@jojobices) em

Leia mais posts de Estilo de Vida