Gabriela Luft lança livro com aquarelas que resgatam história de Florianópolis

Floripa, sua Linda!, livro da artista catarinense Gabriela Luft, será lançado nesta quinta-feira, 26, na Casa José Boiteux, em Florianópolis. A obra apresenta 400 aquarelas de praias, igrejas, monumentos, e casarios da Capital de Santa Catarina. O lançamento ocorrerá às 19h, juntamente com exposição de parte da coleção de aquarelas.

A artista é natural de Florianópolis, formada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Artes Visuais, e iniciou o projeto há 3 anos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Florianópolis, por isso, a distribuição dos exemplares do livro será gratuita. A obra possui acessibilidade para deficientes visuais, para isso, alguns exemplares do livro são acompanhados de uma versão em CD com o ‘livro acessível’, onde todo o livro poderá ser ouvido, inclusive com a descrição das imagens, através de um leitor de tela.

Além das aquarelas o livro traz algumas informações históricas que a autora foi recolhendo durante a pintura das obras, que na sua grande maioria foi realizada em loco.

– Uma coisa legal é que o projeto inicial do livro previa 170 aquarelas, mas quando as pessoas ficavam conhecendo o trabalho, começavam a me enviar sugestões de locais para retratar e acabei finalizando com 400 aquarelas -, conta a artista.

As aquarelas estarão organizadas em quatro capítulos, começando no capítulo 1 com os fortes e as fortalezas; as igrejas e capelas no capítulo 2; praias e belezas naturais no capítulo 3; e um olhar sob a arquitetura no capítulo 4.

Divulgação

O livro tem vários mapas com a localização dos locais retratados, e esses mapas também apresentam as histórias que a artista foi ouvindo durante o período de produção.

– O livro traz algumas referências históricas. Quando eu saia para pintar as pessoas, principalmente as mais velhas, vinham me contar histórias e lembranças do lugar. Eu trouxe um pouco disso para o livro -, comenta Gabriela.

Leia também:
Florianópolis recebe pré-estreia de série apresentada por Marcos Palmeira