Artista plástica Marina Costa expõe em São Paulo

Catarinense será a única representante do Sul na mostra Portfólio, na Art Lab Gallery, onde participam cerca de 40 jovens artistas do Brasil

Depois de Criciúma, Florianópolis e São Joaquim, a artista plástica Marina Costa apresenta o seu trabalho na capital paulista. A convite do curador Francisco Rosa, a catarinense produziu telas exclusivas para a exposição coletiva Portfólio, que abre no próximo dia 13 (vernissage), na Art Lab Gallery, em São Paulo. A mostra apresenta ao público, apreciadores e colecionadores de arte, o que jovens artistas estão criando.

— É uma oportunidade para Marina poder mostrar o seu trabalho, a sua pesquisa para o grande eixo da arte brasileira, neste palco maior que é São Paulo. São novas possibilidades aliás de ela ampliar o seu repertório e potencializar o seu nome no meio. – destaca Rosa.

Francisco Rosa e Marina Costa. Foto: Larissa Trentini

Para esta exposição Marina explorou a brasilidade, a tropicalidade do Brasil, misturada à cultura francesa. Ela tem planos de voltar a Paris, onde esteve recentemente, mas desta vez para investir nos estudos, no aprimoramento da sua arte. Aliás, de forma geral, o objeto de pesquisa da jovem artista está focado no próprio cotidiano. O processo criativo destaca gestualmente as questões com as quais ela lida, tanto psicológicas quanto existenciais.

— Pintar pra mim é uma forma de encarar de frente os meus problemas, é a minha terapia. – pontua Marina

Segundo Francisco Rosa, a pintura dela está muito relacionada ao expressionismo, com o gestual, as pinceladas largas.

— Ela pode pegar qualquer tema, qualquer um vai ter essa pegada mais larga, de atacar a tela. É uma pintura que aponta muito para o ataque de tela, do uso do corpo inteiro para construir uma imagem, muito mais do que o movimento de pinça entre os dedos, do pincel. Os traços largos revelam justamente este gestual tão forte no processo criativo da Marina.

A Art Lab é uma galeria recente, está há quatro anos no mercado, mas como o próprio nome diz, o espaço funciona como um laboratório de experimentação estética para jovens artistas. Da exposição Portfólio participam cerca de 40 artistas, muitos deles expõem pela primeira vez, e Marina Costa é a única do Sul do Brasil.

A galeria fica na Rua Dr. Melo Alves, 369, esquina com a Oscar Freire, no bairro Jardins. A exposição fica aberta ao público de 14 de dezembro até o dia 19 de janeiro de 2019 e o acesso é gratuito.

Sobre Marina Costa

Nascida em Criciúma, em 2016 Marina cursou desenho e pintura com o artista argentino
Diego de Los Campos no Ateliê “ Na Casa” em Florianópolis. Em 2018 ingressou na Escola de Belas Artes de São Paulo. Atualmente, cursa cerâmica com Zaíra de De Luca e Arte Contemporânea com Francisco Rosa, artista Visual, bacharel pela Belas Artes de SP, e especialista em Educação pela FMU. Sempre em busca de novos materiais, Marina também procura desenvolver suas técnicas como autodidata em seu ateliê, na cidade de Criciúma.

 

Leia também:
Florianópolis recebe a exposição “Zumblick – O pintor da história catarinense”