
Perfeita para qualquer ocasião, a harmonização entre queijos e vinhos é uma ótima pedida para quem vai receber os amigos em casa é quer desfrutar de uma noite de muito sabor. Mas para não fazer feio, é preciso seguir algumas regrinhas básicas como a de dar sempre preferência a versatilidade das uvas brancas, em vinhos e espumantes.

Dica que foi compartilhada na degustação comentada realizada pelo Hippo com os irmãos Juliano e Bruno Mendes, da Pomerode Alimentos, responsáveis por trazer para o Estado o estilo que tornou os queijos franceses desejados no mundo todo.
Para quem perdeu esse encontro e não sabe por onde começar, confira algumas sugestões de harmonização de vinhos com a linha de queijos de mofo branco Vermont especialmente preparada pela sommelier da Rede, Sheila Portalupi:
Queijo Tomme Vaudoise
Família: Semi-macio
Origem: Suíça, do cantão de Vaud
Características: Queijo de casca de mofo branco (penicillium candidum), bem fina e massa bem cremosa
Aromas: Suaves e amanteigados, cogumelos
Sabores: Amanteigados e de cogumelos, leite.
Harmonização: Vinho espanhol Jan Blanc elaborado com as uvas Macabeo e Chardonnay, nariz de frutas cítricas e na boca fresco e leve.
Queijo Camembert

Família: Semi-macio
Origem: Francesa, da região da Normandia
Características: Queijo macio, de mofo branco (penicillium candidum) e casca rústica
Aromas: Cogumelos, amanteigados
Sabores: Ligeiramente ácido quando jovem e amanteigados quando maturados. Cogumelos, cebola e alho
Harmonização: Vinho chileno San Esteban Reserva Chardonnay – 30% dele passa em barrica de carvalho francês e americano. Vinho elegante, que lembra pêssego e na boca é fresco.
Queijo Brie
Família: Semi-macio
Origem: Francesa, da região de Brie
Características: Queijo macio, de mofo branco (penicillium candidum) e casca rústica
Aromas: Amanteigados, de cogumelos e amônia (maturação avançada)
Sabores: Amanteigados e de cogumelos
Harmonização: Vinho português Andreza Reserva D.O.C. da renomada região do Douro, elaborado com as castas Viosinho e Verdelho, apresenta um aroma mineral e na boca uma acidez muito equilibrada, com final longo e persistente.
Queijo Brebis de Pomerode
Família: Semi-macio
Origem: Pomerode, com técnica francesa
Características: Casca e massa bem brancas. Alta cremosidade
Aromas: Amanteigados e de cogumelos, frutados, lanolina
Sabores: Amanteigados e de cogumelos, alho, cebola, frutados
Harmonização: Vinho italiano Masciarelli Rosato Colline Teatine, um excelente rosé elaborado com a uva Montepulciano. Fresco, agradável e cheio de fruta, é um vinho extremamente versátil.
Queijo Saint-Marcellin
Família: Macio
Origem: Francesa, região de Rhône-Alpes
Características: Queijo muito delicado com exterior amarelado, cremoso e de textura rugosa formada pela ação do mofo Geotrichum Candidum
Aromas: Frutado, intenso, animal, notas de mel
Sabores: Intensos e complexos. Ácido quando jovem
Harmonização: Vinho francês Vidal-Fleury Saint-Joseph elaborado com a casta Syrah, passando 12 meses em barrica de carvalho francês. No nariz groselha preta, especiarias e na boca equilíbrio gourmet entre frutas e especiarias, com boa estrutura.