Tatiane Marafon: as pessoas só se relacionam por interesse

interesse
Foto: Pexels

Por Tatiane Marafon, psicóloga do Lapidar Terapias

Há tempos li esta frase e, como provavelmente você também, tive como primeira reação não concordar. A palavra interesse nos remete ao ganho financeiro ou ao status social, pode ainda representar o culto à beleza ou a hegemonia de uma família, sem falar em elos partidários e até mesmo religiosos – e infelizmente, para todas estas suposições teríamos algum exemplo…

Leia mais:
Relacionamentos: como detectar e a lidar com a Síndrome de Walt Disney
Fábio Assunção assume romance com Maria Ribeiro e se declara no Instagram
Tatiane Marafon: é um pleonasmo sim, mas se é passado já passou

Inquieta com a frase, pesquisei a origem da palavra interesse, e concordo: as pessoas só se relacionam por interesse! Acrescento mais: todos os relacionamentos saudáveis são interesseiros! Leia: “interesse”, do Latim: ser de importância, fazer diferença. Não há quem, em consciência sadia, se mantenha em um relacionamento em que não se sinta importante, sem que haja a percepção de que este relacionamento é também importante para o outro. O desejo de ser amado/bem quisto pelo outro já é por si um interesse! Um dos interesses mais louváveis quando aliado ao desejo de “fazer diferença”! Não como responsabilidade pela vida do outro, mas como responsabilidade consigo mesmo de ser melhor a cada dia. Isso é “ser de importância”! Primeiro sou um ser de importância para comigo mesmo, desejo estar bem comigo e com o outro, e consequentemente, busco o meu melhor em tudo o que fizer dentro de um relacionamento, demonstrando ao outro a importância que ele e este sentimento tem.

E os seus relacionamentos estão firmados em quais interesses? Já conversou com seu (sua) esposo(a) sobre os interesses que um tem pelo outro? O autoconhecimento nas relações é o maior alicerce da união e cumplicidade.

Tatiane Marafon
Localizada em Balneário Camboriú, a Lapidar Terapias atua no mercado de prestação de serviços de Psicologia Organizacional, e apresenta como proposta um trabalho personalizado e moderno, conforme as demandas e objetivos dos clientes. Um serviço que proporcione à sua empresa a gestão de pessoas, valorizando o ser humano e a qualidade de vida nas relações sociais de sua organização.