Jovem “desvenda” assassinato pelo Twitter

Mais de 2 milhões de pessoas interagiram nas postagens do usuário, que participava de um concurso

Foto: Reprodução/Twitter

O usuário do Twitter @plot_tuit  viralizou na internet por ter, supostamente, desvendado um crime somente stalkeando os envolvidos na história! A trama contada por ele fez sucesso na Espanha, e mais de 2 milhões de pessoas interagiram com suas postagens até agora.

O primeiro tuíte do usuário é um alerta para a polícia:

Tradução:

“Polícia! Eu acabei de resolver um crime pelo Twitter e você tem que lidar com isso imediatamente. Há alguns dias faleceu @Jor_g_t (no meio da foto), e o caso foi tratado como suicídio, mas foi um homicídio e eu posso provar. O assassino está na foto.” 

A partir daí, @plot_tuit começa uma série com mais de cem posts sobre Jorge, um homem que supostamente teria cometido suicídio e que foi homenageado por um amigo na rede social. Sem conhecer a vítima, o usuário curioso do Twitter fica obcecado pela foto postada e começa a investigar as redes sociais do morto e de seus amigos, notícias e até troca mensagens com pessoas próximas a Jorge.

O “investigador” diz ter concluído que Jorge foi vítima de uma conspiração de fundo amoroso que resultou em seu assassinato- e que isso poderia ser comprovado com base na própria foto postada pelo amigo.

Leia a história completa (em espanhol) aqui!

Apesar de incrível, a história, no fim, não era verdadeira!

De acordo com a BBC Brasil, a trama foi criada para uma competição organizada pelo Twitter Espanha, na qual usuários tinham de contar uma história em uma sequência de tuítes.  O relato do @plot_tuit foi tão impressionante que saiu do controle do autor, tamanha a repercussão, e se tornou um alerta sobre o poder das falsas notícias na era da manipulação na internet.

Leia mais:

“Quanto custa o Outfit?”: entenda o meme do momento