Entidade que une pacientes com câncer lança Outubro Rosa e nova marca assinada por Luciano Martins

A Amucc, Associação Brasileira de Portadores de Câncer, passa a se chamar Amor e União Contra o Câncer

A instituição que há 18 anos surgiu como uma organização de mulheres com diagnóstico de câncer de mama preocupadas em amparar outras vítimas da doença apresentou nesta terça-feira, dia 18, a agenda do Outubro Rosa 2018. Além disso, há outras novidades. A Amucc, Associação Brasileira de Portadores de Câncer, passa a se chamar Amor e União Contra o Câncer.

— Baseado na minha vivência com a Amucc, nas campanhas que já fizemos juntos, a palavra que me vem à cabeça, é sempre amor — define Luciano Martins, que assina a nova marca da entidade.

A instituição atende pacientes com diversos tipos da doença, trabalha com prevenção, capacitação de agentes comunitários de saúde, oficinas de arteterapia, educação à distância, orientação jurídica e apoio às famílias. Mutirão de cirurgias, Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer, oferta de exames com o projeto “Fila Zero” e Mutirão de Reconstrução Mamaria também fazem parte das ações da Amucc, que coordena a Recan (Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina), formada por 20 organizações com o objetivo de defender o paciente por meio de controle social. Complementa ainda as ações da Amucc o projeto Laringe Eletrônica que, em parceria com a ACBG (Associação de Câncer de Boca e Garganta), vai oferecer 350 laringes eletrônicas em todo o país.

Esta nova identidade da instituição busca abranger melhor as ações da Amucc, que começou suas atividades nos anos 2000 atuando entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com o passar do tempo a instituição se tornou conhecida passando a atender portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) que passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela entidade que, entre suas atividades, trata de desfazer mitos e estigmas do câncer, garantir acesso do paciente ao SUS, aos seus direitos, e às novas tecnologias de tratamento.

Entre os produtos que passarão a ser comercializados com a nova marca da Amucc estão as tradicionais camisetas do Outubro Rosa, além de modelos de bowls e canecas ilustrados com artes sacras desenvolvidas por Luciano Martins. Os produtos poderão ser comprados a partir da última semana de setembro no Hippo Supermercados da Almirante Alvin, Box 51 do Mercado Público, e demais locais credenciados que serão anunciados em breve.

Outubro Rosa

Uma das mais significativas ações da Amucc é a programação do Outubro Rosa em Florianópolis e demais cidades do estado. A doença que deve atingir 57 mil mulheres em 2018 provocando a morte de 15 mil delas, sendo considerada a maior causa de morte de mulheres no mundo.

Há nove anos a Amucc desenvolve vários eventos que, somente em 2017, alcançaram mais de um milhão de pessoas. Entre palestras, capacitações, manifestações artísticas e adoção da cor rosa iluminando e colorindo símbolos públicos ou instituições privadas, o Outubro Rosa em Florianópolis ganhou reforço em 2018 com o slogan “Vencer o câncer, eu apoio esta luta”.

Um diferencial em relação a programação do ano passado será um jantar de encerramento do Outubro Rosa, no Lira Tênis Clube, dia 30 de outubro, que passa a ser a mais nova fonte de recursos oficial da instituição. Veja a programação completa no site da entidade.