BBB 19: Entenda a preocupação de Hana em manter a dieta vegana durante o reality show

Uma das participantes da nova edição do Big Brother Brasil, Hana Khalil, trouxe à tona, logo no primeiro dia de exibição do reality show, o tema veganismo. A ativista já havia informado na apresentação para o programa que é vegana, mas a opção da youtuber foi motivo de piada e brincadeiras nesta terça-feira (15).

O apresentador do BBB 19, Tiago Leifert, fez um questionamento à carioca em relação ao pão que ela havia comido durante a tarde. Tiago perguntou para a participante se o pão de forma que ela consumiu na casa não tinha ovo em sua composição, o que deixou a moça na dúvida. Na sequência, o apresentador avisou que o pão de forma disponível no Big Brother Brasil está livre de ovos.

A reação de Hana, totalmente preocupada, virou até meme nas redes sociais e repercutiu bastante no Twitter.

 

 

Mas, afinal, por que Hana ficou tão preocupada com a informação?

Para começar, veganismo não se restringe apenas à dieta. É uma filosofia de vida relacionada à alimentação, ideologia, vestuário e restrição completa a produtos de origem animal. A participante do BBB 19 questionou o fato dos alimentos na casa serem entregues em uma embalagem transparente, sem informações adicionais, onde ela poderia encontrar os ingredientes do pão e saber se poderia ou não se alimentar dele.

Na definição da The Vegan Society, o vegano “busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”. Dessa forma, os veganos não consomem, além de carnes, ovos e laticínios.

A escolha é, também, uma posição política. Mais do que pensar no sofrimento dos animais que são abatidos para consumo humano, os ativistas protestam em relação à produção desenfreada e não sustentável da agropecuária.

Recentemente o documentário Cowspiracy, que está disponível na plataforma de streaming Netflix, levantou essas polêmicas e foi motivo para celebridades, como Anitta, decidirem adotar o veganismo.

O que veganos comem

Geralmente, costuma-se pensar que veganismo envolva apenas saladas. A dieta vegana pode ser rica em proteínas e vitaminas, com o consumo de grãos, legumes, oleaginosas e afins. Beatriz Pellin Moser, nutricionista clínica e oncológica, indica leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico como as principais na lista e proteínas vegetais e garante que é possível ter uma dieta balanceada sendo vegano.

Segundo o movimento Seja Vegano, existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. “Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais”, defende o movimento.

Receitas, como o sanduíche vegano neste link, acrescentam cogumelos e temperos como molho shoyu e castanha de caju.

O que assistir para saber mais

Se você se interessou e quer saber mais sobre o veganismo, separamos uma lista de documentários para te ajudar a conhecer mais sobre o tema, além de assistir o BBB 19 e acompanhar a rotina de Hannah, que promete dar um show na cozinha preparando refeições completas.

  • Forks Over Knives
  • Cowspiracy
  • Vegucated
  • Food Inc.
  • What The Health
  • Samsara
  • Food Matters

Leia também:

Vegetariano ou vegano? Entenda a diferença entre os dois estilos de vida

Protetor solar vegano é produzido em Santa Catarina