Cinco benefícios de mascar chicletes

Entre eles, a prática ativa a área do cérebro responsável pela memória

Foto Divulgação

Mascar chiclete é algo tão natural e um movimento quase automático que nem todo mundo sabe de alguns benefícios que estão por trás desse simples movimento. Mas a verdade é que chiclete traz uma série de benefícios para relaxar até mesmo antes de uma prova.

Isso porque o movimento de mastigação realmente nos deixa mais atentos. Você sabia disso? Essa é apenas uma das curiosidades que descobrimos sobre o hábito de mascar chicletes.

A psicóloga Letícia Polli dos Anjos e o cirurgião dentista Rafael Fonseca de Andrade afirmam que os benefícios do chiclete vão muito além do hálito refrescante. Quer saber mais? Confira esta lista:

Aumenta a concentração

De acordo com tomografias realizadas por uma pesquisa da Universidade de Cardiff, o ato de mascar chiclete ativa o hipocampo – a área do cérebro responsável pela memória. Cientistas também associam o hábito a uma maior atenção e até à redução de stress.

Aliado das dietas

A goma de mascar sem açúcar aumenta a sensação de saciedade, segundo estudos recentes. Para a psicóloga Letícia Polli dos Anjos, os chicletes na versão sem açúcar podem ser ótimos aliados para quem quer emagrecer.

— Eles são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade e substituir ou diminuir a vontade de comer um doce.

A mastigação e a quantidade de saliva produzida geram esse efeito no estômago.

Melhora o hálito

É inevitável que, enquanto você masca um chiclete de menta, seu hálito fique melhor. Mas o efeito é prolongado. O cirurgião dentista, e especialista em reabilitação oral, Rafael Fonseca de Andrade afirma que isso vale para as versões sem açúcar na composição, “senão altera o PH da boca”.

— Isso acontece porque o uso do chiclete vai aumentar a salivação, que funciona como detergente limpando os dentes e evitando que a boca fique seca.

O movimento de mastigar é responsável por estimular a produção de saliva, impedindo que a boca fique seca, um dos principais motivos de mau hálito.  Mas vale reforçar que se o odor for causado pela falta de escovação ou problemas estomacais, o chiclete não vai ser solução.

Deixa os dentes menos sensíveis

A alta produção de saliva tem mais um benefício: os níveis de acidez na boca diminuem o bastante e os dentes ficam menos sensíveis. Entretanto, o dentista Rafael Fonseca de Andrade alerta que isso não significa que os dentes vão ficar mais fortes.

Pode ser fisioterápico

O movimento repetitivo, em alguns casos de lesão nos músculos do rosto, pode ter efeito de fisioterapia, fortalecendo a musculatura bucal e diminuindo inchaços. O especialista em reabilitação oral reforça:

— A gente orienta mascar o chiclete por 20 minutos ou no máximo meia hora, porque depois começa a cansar a musculatura e não é ideal estimular muito essa região. É melhor procurar um auxílio com um dentista especialista em disfunção temporomandibular.

Como curtir o verão mais relaxado
Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde muscular e dos ossos