Velejar: benefícios para o corpo e a mente

velejar
velejar

Velejar: prática é associada a inúmeros benefícios para a saúde física e mental

Pensar na prática de exercícios como um catalisador de bem-estar físico e mental é um lugar comum para qualquer pessoa que queira adquirir bons e novos hábitos e ainda melhorar a saúde. Há uma vasta gama de opções: yoga, pilates, musculação, futebol, vôlei, natação, bocha, entre outras. Independente do seu estilo de vida, gostos e desgostos,  é bem provável que exista a modalidade perfeita para que você mantenha o  corpo e a mente ativos.
Um esporte que é mais associado a competições velozes, perigosas e emocionantes do que com saúde e bem-estar é a vela ou o iatismo. Contudo, os benefícios de colocar um barco em alto mar e guiá-lo usando o vento, mecânica e técnicas específicas não podem ser ignorados. O esporte impacta os estados físico e mental de uma pessoa de forma tão intensa que até já tem sido estudado o benefício de velejar no tratamento de pessoas com severas doenças mentais.
Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, chamado Vela e a Medicina do Esporte, analisou os impactos que a atividade tem no desempenho do funcionamento do corpo humano. Os resultados foram surpreendentes e sugerem que melhorias na força física, resistência cardiovascular e muscular, manutenção do peso corpóreo, flexibilidade e agilidade estão diretamente relacionados às respostas que são necessárias do velejador para contornar as condições climáticas e circunstanciais das experiências em um barco em alto mar.
velejar
Fonte: Divulgação Pexels

Os principais benefícios de velejar para a saúde

• Força e resistência muscular: a grande diversidade de movimentos envolvidos no ato de velejar, como puxar e içar as velas para conduzir o barco, possibilita o ganho de força e músculos nos ombros e nas costas.
• Capacidade cardiovascular: velejar pode reduzir o risco de hipertensão, obesidade e doenças no coração. Isso tudo devido a grande absorção de oxigênio resultante de uma atividade de alta intensidade.
• Saúde mental: estar perto do mar promove uma sensação geral de bem-estar devido à salinidade do ar. Nos oceanos ele é composto de íons carregados que auxiliam o corpo a absorver oxigênio. Essa absorção facilitada permite que haja um equilíbrio na liberação de serotonina pelo corpo e os níveis desse hormônio estão relacionados diretamente a felicidade.
• Concentração e foco: o mundo de hoje demanda das pessoas a capacidade de ser multitasker. A grande quantidade de informações recebidas diariamente dificulta saber o que priorizar, como e quando fazer. Um dos benefícios do esporte é aumentar essa capacidade, já que é preciso muita concentração e foco para permanecer em segurança e chegar ao destino traçado.
• Confiança e autoestima: um estudo conduzido pela Universidade de Edimburgo com jovens alunos que estavam aprendendo a velejar comprovou que em todo grupo houve melhora nos quesitos relacionados à integração social, atividades em grupo, capacidade de trabalhar em equipe, construção de novos relacionamentos e diminuição de barreiras culturais.
• Agilidade: puxar cordas e içar velas em um barco que está em alta velocidade faz com que a pessoa melhore significativamente a coordenação motora e visual. Como consequência, agilidade e precisão são habilidades fortemente desenvolvidas em quem pratica o esporte.
Programe-se:
• Data: até 22 de abril
• Horário: De segunda-feira a sexta-feira das 12h às 24h  
• Fim de semana das 10h às 24h
• Local: Vila da Regata – Centreventos Itajaí
• Entrada gratuita