Berbigão do Boca: confira os vencedores do festival gastronômico

Cestinha de berbigão. Foto: Beto Barreiros

Anualmente uma multidão espera o momento de dar a largada nas festividades carnavalescas, com o desfile do Berbigão do Boca. Este ano, o desfile completou 28 anos e o concurso gastronômico, 14 anos. Com participantes animados, as surpresas com a criatividade e o sabor premiaram os três primeiros colocados pelo júri técnico e os três primeiros colocados do júri popular. Confira abaixo:

1º lugar: Cestinha de berbigão

Cozinheiros: Alessandra Fúculo Baptista Velloso e Bruno Panerei Velloso

Ingredientes: 1 kg de berbigão, 2 pacotes de massa para pastel, 2 potes de creme de queijo tipo Philadelphia, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 350 g de azeitonas picadas, salsa e cebolinha, 1 cenoura ralada, sal e pimenta a gosto , 1 limão e um pacote de uvas-passas.

Modo de preparo: Lave o berbigão com o suco do limão, tempere e reserve. Em uma forma de cupcake, coloque as massas de pastel de maneira a formar uma cestinha, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus de 7 a 9 minutos, até ficarem douradas. Em uma frigideira grande, esquente o óleo, refogue o alho picado e a cebola. Quando estiverem dourados, acrescente o berbigão e frite por 3 minutos , até soltar água. Retire do fogo e remova o excesso de água. Em um pote, misture o berbigão refogado com a cenoura ralada, temperos verdes, azeitonas picadas e uva passa a gosto. Misture o creme de queijo até obter uma massa firme. Este é o recheio para as cestinhas. Finalize, colocando o recheio nas cestinhas, decore e sirva.

2º lugar: Rocambole Mané

Foto: Beto Barreiros

Cozinheiros: Mateus Gaio Teixeira e Felipe Augusto Teixeira

Ingredientes: 1 kg de berbigão, 1,5 kg de filé de peixe, 5 cebolas roxas, 4 tomates, 1 maço de cebolinha verde, 1 maço de salsinha, pimenta branca, molho de tomate, leite de coco, 1 chuchu e óleo de canola.

Modo de preparo: Fazer um refogado de berbigão bem temperado e reservar. Abrir os filés e temperar com sal e pimenta do reino. Colocar o molho refogado sobre os filés e enrolar. Feche com palitos e frite. Com o restante do refogado, misture o leite de coco. Após, coloque por cima dos rocamboles recheados e sirva.

3º lugar: Strogonoff de berbigão com batata baroa

Foto: Beto Barreiros

Cozinheiras: Lenir Santos de Soura e Elizabete Freitas

Ingredientes: Conhaque, cogumelos funghi, creme de leite, queijo mussarela, manteiga, alho-poro, tomate, cebola , pimenta de cheiro, páprica defumada, pimentão vermelho e batata baroa em formato de chips.

Modo de preparo: Refogue o berbigão com alho, cebola e manteiga. Acrescente o tomate, pimenta de cheiro, alho-poro, páprica, pimentão e sal a gosto. Ao formar o molho, após os tomates e especiarias dissolverem, acrescente uma dose de conhaque, os cogumelos funghi e o creme de leite . Após ficar pronto, sirva com mussarela e batata baroa chips.

1º lugar juri popular: Cestinha de berbigão

O júri popular elegeu em 1º lugar as cestinhas de berbigão que também recebeu o primeiro prêmio no júri técnico, compostos por conhecedores da gastronomia.

2º lugar juri popular: Tarrafinha de Berbigão

Foto: Beto Barreiros

Cozinheiras: Danuza Luz Medeiros e Adriana Adolfo.

3º lugar juri popular: Berbigão tropical na pururuca de tapioca 

Foto: Beto Barreiros

Cozinheiros: Gabriela Garcia Escobar e Mário Tiberge.

Leia também:

Memória do Box: Boca, o maior festeiro da Ilha

A sequência de camarão e sua origem

Tradição com sabor: receita de pernil suíno