
A cantora Beth Carvalho morreu por volta das 17h30min desta terça-feira (30), aos 72 anos. A artista estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde o dia 8 de janeiro deste ano. Segundo a Globo News, a compositora foi vítima de uma septicemia, uma infecção na corrente sanguínea.
A equipe de Beth emitiu um comunicado oficial no fim da tarde informando a morte:
“Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17h33min, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de ‘Andança’, até chegar a Marte com ‘Coisinha do Pai’, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento.”
Beth Carvalho enfrentava problemas na coluna, que a atormentavam há anos. Em 2009, a sambista cancelou sua apresentação na virada do ano na Praia de Copacabana, no Rio, por conta das fortes dores. Três anos depois, em 2012, foi submetida a uma cirurgia na coluna. Em 2013, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé homenageou a história da artista no Carnaval de São Paulo, mas o desfile não contou com a participação dela devido aos problemas de saúde.
Ela faria um show neste fim de semana, no Vivo Rio, mas cancelou devido à internação. No hospital, chegou a receber amigos para uma roda de samba.
A cantora é considerada um dos maiores nomes do samba, com mais de 50 anos de carreira. Na edição 2009 do Grammy Latino, em Las Vegas, Beth Carvalho foi homenageada como a primeira sambista a receber o prêmio Lifetime Achievement Awards, uma das nomeações mais importantes da música.
Sua discografia é formada por 33 álbuns e 4 DVDs.