Beth Carvalho morre aos 72 anos

Cantora estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro

Foto: Washington Possato / Divulgação

A cantora Beth Carvalho morreu por volta das 17h30min desta terça-feira (30), aos 72 anos. A artista estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde o dia 8 de janeiro deste ano. Segundo a Globo News, a compositora foi vítima de uma septicemia, uma infecção na corrente sanguínea.

A equipe de Beth emitiu um comunicado oficial no fim da tarde informando a morte:

“Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17h33min, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de ‘Andança’, até chegar a Marte com ‘Coisinha do Pai’, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento.”

Beth Carvalho enfrentava problemas na coluna, que a atormentavam há anos. Em 2009, a sambista cancelou sua apresentação na virada do ano na Praia de Copacabana, no Rio, por conta das fortes dores. Três anos depois, em 2012, foi submetida a uma cirurgia na coluna. Em 2013, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé homenageou a história da artista no Carnaval de São Paulo, mas o desfile não contou com a participação dela devido aos problemas de saúde.

Ela faria um show neste fim de semana, no Vivo Rio, mas cancelou devido à internação. No hospital, chegou a receber amigos para uma roda de samba.

A cantora é considerada um dos maiores nomes do samba, com mais de 50 anos de carreira. Na edição 2009 do Grammy Latino, em Las Vegas, Beth Carvalho foi homenageada como a primeira sambista a receber o prêmio Lifetime Achievement Awards, uma das nomeações mais importantes da música.

Sua discografia é formada por 33 álbuns e 4 DVDs.

Leia também: 

‘O samba paga as minhas contas’, diz Maria Rita 

Filha de Caroline Bittencourt agradece apoio dos fãs: “É tudo que precisamos”