Beto Barreiros: aprenda a preparar uma deliciosa feijoada de berbigão

Feijão branco e berbigão: essa feijoada é deliciosa. Foto: André Sielski, Divulgação

No próximo dia 2 de fevereiro, o tradicional bloco de carnaval Berbigão do Boca vai comemorar 26 anos abrindo oficialmente os festejos do Rei Momo em Florianópolis. Estarei lá presidindo o júri do concurso do melhor prato de berbigão da festa, que a cada ano nos surpreende pela criatividade. Antes comida somente de nativos, o berbigão é agora uma estrela. O público esperado é de 110 mil pessoas felizes.

Feijoada de berbigão

Receita de Luiz Carlos de Lima para 10 porções

Ingredientes
1 kg de berbigões sem a concha
200 g de lula cortada em anéis
1 kg de feijão branco
1 cenoura cortada em rodelas
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 tomate sem pele e sementes cortado em cubos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de salsa picada
½ maço de cebolinha verde picada
Azeite de oliva e sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o feijão branco com água e sal e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o pimentão e por último o tomate. Adicione o berbigão e deixe refogar por 5 minutos. Coloque a cenoura e o refogado de berbigão na panela do feijão, acrescente os anéis de lula e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Finalize com a salsa picada e a cebolinha verde e sirva na panela de barro.

A importância dos açougueiros

Açougueiros conhecem os melhores cortes Foto: David Asprey, Divulgação

Todos os apreciadores da carne tem um amigo açougueiro, porque ele sabe escolher o que você quer. Sempre conversando com o cliente, ele entende com facilidade qual tipo de corte deve ser levado para cada modo de preparo. Na década de 1990, alguns supermercados grandes, inventaram as carnes em bandejas, pensado que iriam extinguir os açougues da praça. O efeito foi contrário, ressaltou e enalteceu a profissão de açougueiro, que hoje, mais do que nunca, é essencial para a compra da boa carne. Todo mundo tem um açougueiro amigo.

Leia outras colunas de Beto Barreiros

Aprenda o ponto certo para assar peixes

Endívia, saudável e inovadora