Beto Barreiros: vieiras, aperitivo de berbigão e salada de camarão

vieiras
Acervo Beto Barreiros

As vieiras são o mais requintado derivado do mar. A carne delicada e saborosa necessita de tão pouco calor, que se você ficar olhando para elas, cozinharão com o calor do seu olhar. Sirva como entrada ou aperitivo, acompanhado com pão.

Ingredientes
500 g de vieras limpas
150 ml de vinho branco seco
Manteiga
Ervas finas
20 g de alho picado
Sal, pimenta-do-reino

Preparo – 4 porções
Utilizando uma panela para fazer espaguete, coloque no fundo o vinho branco, o alho picado e as ervas finas. No escorredor da panela, coloque as vieras o sal e a pimenta-do-reino. Coloque para ferver e assim que as vieras ficarem levemente brancas, retire imediatamente. Elas ficarão tenras, quase cruas. Se você tiver as conchas, coloque duas vieiras em cada uma delas. Após, regue com manteiga e sirva quente.

Aperitivo de berbigão

Acervo Beto Barreiros

Depois das vieiras, esta entrada saborosa necessita de paciência para fazer uma degustação e bater um bom papo, acompanhado da sua bebida predileta. No Mercado Público, você encontra o berbigão fresco. Cozinhe em um pouco de água com sal e se divirta retirando cada um com o cabo de uma colherzinha. Você também pode reservar um pouco, cozinhar um espaguete e colocar por cima. É o famoso na Itália espaguete ao vôngole.

Salada morna de camarão e pomelo

Acervo Beto Barreiros

Em comemoração aos seus 23 anos de funcionamento, a Essen Vinhos inaugurou o seu wine bar, onde harmoniza o vinho com a comida. Salada morna de camarão e pomelo, feita com iscas de coco, molho de ostras e mini folhas e costeleta de cordeiro, feita na manteiga, tomilho-limão, biscoitos de polenta com zatar e tomates rústicos ao forno. As duas receitas fazem parte do cardápio preparado ao vivo pela chef Rejane Werlang. Parabéns e vida longa.

Leia mais:

Beto Barreiros: aprenda a fazer as receitas vencedoras do Berbigão do Boca 2018

3 receitas leves e saudáveis para fazer com tomate

Renata Diem: três receitas deliciosas de molhos para saladas e uma dica para deixar o bacon sequinho