Criadora do blog Modices palestra sobre empoderamento e sustentabilidade em Florianópolis

Um blog de moda que fala sobre inclusão e quebra de padrões. Foi assim que o Modices conquistou espaço: com uma nova forma de ver o cenário fashion e dando poder de voz a diferentes tipos de mulheres. Carla Lemos é o principal nome por trás do blog que completou 10 anos. Carioca, “filha de cearense e neta de preto e portuguesa”, como se autodefine, ela está em Florianópolis nesta quarta-feira para uma palestra durante a Semana Inventório, promovida por estudantes da Udesc, às 19h. (Veja a programação completa aqui).

O tema é empoderamento e sustentabilidade. Carla vai falar sobre como as redes sociais influenciam na atuação de movimentos que trabalham nestas causas. Além disso, tentará mostrar novos caminhos para as criadoras de moda. A Semana Inventório é voltada a debater empreendedorismo e moda em várias palestras gratuitas. Saiba como se inscrever aqui.

Formada em Consultoria de Imagem e especializada em Jornalismo de Moda, Branding e Antropologia do Consumo, a blogueira conta que o Modices não nasceu feminista. Ele foi mudando no decorrer do processo de auto-descobrimento da própria Carla. Hoje, o Modices trata sobre temas como beleza e cultura e vai além, trazendo também debates sobre relacionamentos, autoestima e empreendedorismo. Conversamos com Carla Lemos por e-mail, veja:

O blog Modices foge do padrão de blogs de moda. Ele foi mudando com o tempo? Como foi essa mudança?
Eu criei o Modices justamente porque não me identificava com o padrão de moda vigente. Desde o início, a gente falou de moda de um jeito novo, um modo acessível… Na época não se falava de feminismo, representatividade. Eu produzia o conteúdo que eu queria ver. E ao longo desses 10 anos a gente foi se desenvolvendo e nos últimos anos reforçando ainda mais esses valores agora com mais consciência e força.

Qual é o principal desafio de empreender no Brasil?
Nossa, difícil escolher um só. Mas acho que a educação é o principal.

Você acredita que a mulher está efetivamente ganhando espaço no Brasil?
Sim, por mais que às vezes parece que a cada conquista que a gente faz de um lado, retrocedemos três em outras questões. Mas o importante é que estamos falando, mais mulheres estão desenvolvendo a sua consciência e isso faz a diferença. Principalmente com as novas gerações.

Você pode falar um pouco de como será a sua palestra?
Posso dizer que é uma palestra pra abrir caminhos e novas possibilidades para as novas criadoras de moda. Vou trazer fatos históricos, dados, curiosidades e também um gostinho do que vem por aí no meu livro que lançarei em outono de 2018.

Serviço:
Palestra com Carla Lemos
Onde: Inventório EJDM – Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007, Bairro Santa Mônica, Florianópolis)
Como participar: Inscreva-se até as 17h na palestra aqui.

Carla Lemos – blog Modices, divulgação

Leia mais:
Semana Inventório discute empreendedorismo em design e moda na Udesc
Empreendedores dão dicas de como criar projetos que impactem positivamente a sociedade