Blumenau além da Oktober: Veja lugares que você precisa conhecer na cidade durante a festa

Elegi alguns destaques que são paradas certas. Escolha seus programas prediletos e se jogue

Foto: Lucas Correia, BD, 03/10/2017

Bretzel, goulash, spaetzle… A Oktoberfest Blumenau espera você com mais de 150 itens do melhor da gastronomia típica germânica e, claro, com muito chope e cervejas artesanais. Outras delícias e lugares podem ser explorados na cidade que estará em festa de 3 a 21 de outubro. Elegi alguns destaques que são paradas certas. Escolha seus programas prediletos e se jogue!

Bar e cozinha

Quotidien
Novo hotspot com menu moderno, leve, orgânico e natural. Brunch, almoço, lanche, um shot de gin no fim da tarde ou sentar pra jantar. Você escolhe. Fica na Alameda Rio Branco, 318.

Magnani
No Bistrô do Neumarkt Shopping, além de um menu variado de massas e grelhados, você pode conferir a loja anexa com produtos de delicatessen. Se a ideia é uma experiência gastronômica, reserve uma mesa no restaurante da Rua Herman Hering, 1.

Bistrô Villa do Vale
Tem estrutura de bar, adega, café e charutaria. Piano bar com menu para compartilhar. Fica localizado dentro do Hotel Boutique com o mesmo nome. Rua Petrópolis, 342.

Butiquin Wollstein
Biergarten alto astral com bailinho alemão às sextas, durante a Oktoberfest, orquestrado pelas bandinhas da Vila Itoupava . E, pra variar o chope, comece provando uma das caipirinhas da casa. Fica na Alameda Rio Branco, 91.

Nana Hamburgueria
Mesas na calçada com atmosfera urbana. Peça pelo lanche comemorativo criado para valorizar os produtos locais, feito com marreco da Villa Germania, creme de parmesão kraeuterkaese da Pomerode Alimentos e repolho roxo Hemmer. Rua Antônio da Veiga, 484, e Neumarkt Shopping.

Senac Blumengarten
A essência alemã do restaurante fica evidente no jardim da esquina mais linda da cidade. Drinks à base de chope, como o Radler (chope pilsen e Sprite) ou o Jäger Orange (Jägermeister, suco de laranja e gelo) que são tradicionais na Alemanha, podem ser saboreados por ali. Alameda Rio Branco, 165.

Desfiles

Foto: Patrick Rodrigues, BD, 07/10/2017

Os desfiles da Oktoberfest são as maiores e mais ricas formas de expressão da cultura germânica de Blumenau. Clubes de Caça e Tiro, grupos folclóricos, bandas, brinquedos exóticos e alegorias. São mais de 3 mil pessoas de todas as idades desfilando com seus trajes típicos, danças e muita alegria. Ocorrem na Rua XV de Novembro. Nos dias 3, 10 e 17, às 19h30min, e nos dias 6, 13 e 20, às 16h.

Cervejarias

Foto: Paulinho Sefton/Divulgação

EisenBahn
A cervejaria é mundialmente premiada e foi fundada na cidade. Possui um bar temático onde é possível degustar os chopes da marca. Fica na Rua Bahia, 5.181.

Cerveja Blumenau
Visita leva ao interior da fábrica, passando pelos processos de produção da cerveja artesanal. No final do passeio, é possível fazer a degustação de alguns rótulos no bar anexo. Fica na Rua Arno Delling, 388.

Container British Beer
Em uma região onde a cerveja alemã predomina, a Container é inspirada nas cervejas inglesas. O que você vai encontrar lá é um típico pub inglês supercharmoso, e tem até lojinha com souvenir. Fica na Rua Gustavo Zimmermann, 4.764.

Escola Superior de Cerveja e Malte
Se você fizer a linha especialista, vale até fazer cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte, a primeira da América Latina, que também oferece visita guiada com degustação. Tem que agendar. Fica na Rua Elsbeth Feddersen, 72.

Confeitaria e café

Foto: Divulgação

Senhora Farinha
O lugar é um sucesso! Fica escondidinho dentro de uma floricultura. Tudo lá é inspirador e de comer com os olhos, parece que você está dentro do app Pinterest. Curta o visual e toda mordida que puder. Um leque de tirar o fôlego, com bolos, donuts, cupcakes, brownies, bruschettas, quiches e mais! Rua Coelho Neto, 32.

Bebel Du Chocolat
Vitrine com bolos afetivos e receitas cheias de história. A estrela fica por conta da famosa coxinha, com uma massa super fina e crocante por fora e uma explosão cremosa de sabores por dentro. Vale cada mordida. Rua Herman Huscher, 104.

Cafehaus
Um clássico. É o café colonial mais tradicional da cidade. Doces, tortas e salgados que valem por uma refeição. Fica em dois endereços: Rua 7 de Setembro e na Humberto de Campos.

Blum’s kaffe
Lá você vai encontrar uma seleção de blends especiais e variedades expressiva de métodos de cafés filtrados. Escolha o guisado de carne de angus cozido com café e para sobremesa café com ganache de chocolate. Alameda Rio Branco, 732.

KostBar Chocolates
Um cantinho compacto e super cool, vale a pausa para um café com amigos. Peça o combo com copo de cookie com chocolate ao leite. Bombons, trufas, barrinhas, pirulitos, bolachas e shots de harmonização com vinho, bourbon e amarula
compõe o menu. Dr. Luiz de Freitas, Melro, 430.

Rua Curt Hering

Escolha uma mesa no fim do dia pra curtir o burburinho, bebericar e comer em um ou nos três dos restôs mais descolados da cidade:
Sushi Yuzu – japonês
Aikau Poke – comida havaiana
Splendore Nabrasa – hamburgueria

Shop

Neumakt Shopping
O melhor da moda, gastronomia e entretenimento reunido em um só lugar. Durante a Oktober, o shopping disponibilizará pontos de recarga do cartão de crédito da festa, evitando filas dentro nos pavilhões, que esse ano tem essa novidade: adeus tickets de papel. Rua 7 de setembro, 1.213.

Stuttgart Artigos Finos
Faça compras de alimentos e bebidas no showroom da maior importadora de produtos originais da Alemanha no Brasil. Rua Almirante Barroso, 1.360.

Bella Inox
Loja especializada em produtos para casa e cozinha. Le Creuset, Pip Studio, Zwilling, Weck, Breville, Weck, Nordic Ware são algumas das marcas desejos que fazem a cabeça dos amantes da gastronomia. Rua 7 de setembro, 2.405.

Vila Germânica
Uma alameda inteira destinada às lojinhas de souvenir, cervejas e produtos artesanais locais.

Leia mais colunas de Roberta Dalsenter