Receita: nutricionista ensina como preparar um bolo de banana natalino e saudável

Com o toque de canela, nozes e banana esse o bolo traz o espírito natalino para comer sem culpa

bolo de banana natalino
Foto: divulgação

Muitos não sabem, mas a banana é um dos alimentos medicinais para a ansiedade, por conter magnésio que relaxa a musculatura, vitamina do complexo B e triptofano que formam a serotonina, hormônio da felicidade. Mas ela precisa ser associada a fibras para não causar picos de insulina no nosso sangue.

Por isso, nesta receita de bolo de banana natalino, preparada pela nutricionista e pesquisadora, Aline Quissak, estão presentes as nozes, farinha de amêndoas e linhaça. Os ovos e o iogurte são fontes de proteína e cromo para melhorar o cortisol, hormônio do estresse. Com o toque de canela, nozes e banana esse o bolo traz o espírito natalino para comer sem culpa.

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Bolo de banana natalino

Ingredientes
. 4 ovos
. 1 xícara de farinha de aveia
. 1 xícara de farinha de amêndoas
. 3 bananas bem maduras
. 4 colheres de sopa de melado de cana
. 1/2 xícara de nozes picadas
. 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
. 120g de iogurte natural sem açúcar
. 1 colher de sobremesa de canela em pó
. 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (não use fermento químico pois tem muito sódio e conservantes)

Modo de preparo
Em um bowl coloque os ovos, o iogurte e o melado de cana, misture bem e reserve. Amasse 2 bananas e adicione na mistura. Misture aos poucos os ingredientes secos e finalize com o bicarbonato.

Em uma forma pequena de 20x20cm adicione metade da massa. Pique a banana restante cobrindo a massa e coloque a outra metade. Leve para assar em forno pré-aquecido por 180 graus entre 20 a 25 min até fazer o teste do palito e sair seco.

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