Brilho e lurex: confira dicas de como usar a tendência do verão

Abuse em looks cool ou em produções mais sofisticadas

le lis blanc
Fotos: Fernando Willadino

Você pode até achar fora de moda ou retrô, mas de fato o brilho e o lurex retornaram com força total, e já dominam os looks mais descolados. Tendência em toda a década de 1980, o lurex foi presença garantida nas coleções do último inverno, e continua nas produções de verão.

— Originário da década de 1940 com Coco Chanel, o tecido com brilho, traduzido em lantejoulas através dos seus vestidos, ascendeu completamente nas décadas de 70 e 80, motivado pelo movimento das discotecas. Nesta época o brilho era exclusivamente usado em festas noturnas. Atualmente está presente em produções que vão do dia à noite — aponta a consultora de moda e estilo, Maria Luiza Ramos.

Leia também: Confira dicas de como usar a pantacourt

A malha de lurex é um tecido que recebe uma película de poliéster, o que resulta no brilho extra no tecido. Ele caiu em desuso e chegou a ser considerado brega, mas para este verão o lurex retorna e poderá ser visto em produções mais cool ou até mesmo em looks mais sofisticados, como casamentos e formaturas.

O tricô feito com fios metálicos ganha as vitrines e é aposta de grandes marcas como a Le Lis Blanc. A empresa, que completou 30 anos nesta semana, com um mega desfile em São Paulo, aposta no brilho de peças como blusas, saias e vestidos metalizados.

A consultora Maria Luiza dá dicas de como investir em um visual com muito brilho e sofisticação.

— Para não errar, durante o dia o ideal é usá-lo com calça jeans ou saia midi em lurex com camisetinha básica fazendo uma combinação high low, que na moda significa a mistura do sofisticado com o básico, do caro com o barato. E para a noite um macacão ou vestido, apostando em uma peça única, cuidando apenas para não ser curto ou justo demais, pois o tecido por si só já é bastante chamativo.

Leia também: Listras: elas apareceram nas passarelas da alfaiataria ao estilo esportivo

O brilho que aparece em produções diurnas, deve ser evitado somente em ambientes corporativos, pois pode passar uma sensualidade não apropriada para o local de trabalho. Nesse caso ele deve aparecer apenas em peças mais delicadas e discretas.

Clique aqui para saber tudo sobre o Confraria da Moda