Cachaças catarinenses são destaque em exposição mundial do setor

Foto Divulgação

Pelo terceiro ano, a Cachaça Refazenda, de Xanxerê, conquistou o primeiro lugar na categoria Extra Premium na 29ª Expochaça, em Belo Horizonte (MG). O produtor da cachaça, Celito Bordin, do oeste de Santa Catarina, foi um dos 16 participantes do Estado na feira, uma das mais importantes vitrines mundiais da cadeia produtiva e de valor da cachaça do mundo.

Cerca de 200 expositores de 21 estados estavam presentes. Segundo Celito, Santa Catarina tem o maior número de medalhas proporcionalmente às amostras apresentadas. No total, os produtores catarinenses conquistaram 13 prêmios.

Degustação às cegas

A 8ª Avaliação com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças dos Expositores premiou produtores de todo o país em nove categorias. O concurso foi coordenado por Lorena Simão, do LABM – Laboratório Amalize Maria, e Renato Frascino, coordenador de diversos cursos de bebidas e técnico sensorial de alimentos e bebidas, e Renato Costa, presidente da ABS – Associação dos Someliers do Brasil.

Na categoria Brancas Puras a Lagos do Vale levou a medalha de ouro. E as cachaças Charmosa Sense, Da Quinta, Jeceaba Clássica, Magos de Minas Prata, Mandaguahy Original, Maria das Tranças Prata, Matriarca, Sagrada, Serra Morena e Tropeira do Vale levaram pra casa a medalha de prata. Já na categoria Descansadas, as cachaças Seleta Mix e Fazenda Jeremias Prata foram agraciadas com a medalha de prata.

Na categoria Carvalho Francês, os cachaças Ipueira, 3 Fortuna, Água de Arcanjo Ouro, Boutt, Bylaardt Premium, Cortarelli Carvalho, Refazenda, Rein e Xanadu Ouro levaram a prata. O bronze ficou com a Lagos do Vale. Em Carvalho Americano, o ouro foi pra Cachaça Do Conde e a prata pra Moendão Ouro, Paramirim e Regui Brasil. As cachaças Tellura Amburana, Capão da Palha, Decisão, Harmonie Schnaps Bálsama e Mata Limpa Ouro levaram o ouro na categoria Madeiras Brasileiras. A prata ficou com Amada Grápia, Bem Me Quer Bálsamo, Brisa Umburana, Casa Bucco Amburana, Do Conde, Bom Tápparo Amburana, Giuseppe Ferdinando Nesi Ouro, Sagrada Amburana, Seleta e Weber Haus Bálsamo.

Em Extra Premium e Armazenada acima de três anos, oito cachaças levaram o ouro: Bylaard Extra Premium, Antonio Benedetti, Bento Albino, Fogo da Cana 12 anos, Guaraciaba Extra Premium, Imperador Reserva Tereza Cristina, Refazenda Extra Premium e Santa Rosa Special. Na categoria Bebidas Alcoólicas por Mistura com Cachaça a prata ficou com Rainha da Cana – Milho Verde, Original D’Minas – Marula e Santo Mel. O Blends de Madeiras premiou com ouro as cachaças Do Anjo, Barril 12, Pátria Amada Carvalho e Cumaru, Prosa Mineira Reserva e Velho Alambique. A prata ficou com Alambique de Minas Ouro e Leandro Batista. E, na categoria Outros Destilados Produzidos no Brasil, a prata ficou com Guaaja Tiquira Carvalho.

Confira a lista de catarinenses premiadas por categoria:

Carvalho francês (menos de 3 anos):

1 – Prata – Refazenda (Xanxerê)

2 – Prata – Bylaardt (Luiz Alves)

3 – Prata – Rein (Luiz Alves)

4 – Prata – Xanadu (Blumenau)

Carvalho Americano (menos de 3 anos):

5 – Ouro – Do Conde (Orleans)

6 – Prata – Moendão (Gaspar)

Extra Premium:

7 – Ouro – Refazenda no Carvalho Frances (Xanxerê)

8 – Ouro – Do Imperador- Carvalho Americano (Santo Amaro da Imperatriz)

9 – Ouro – Bylaardt- Carvalho Frances (Luiz Alves)

10 – Ouro – Fogo Da Cana – Carvalho Americano (Braço do Trombudo)

Madeira Brasileira

11 – Prata – Do Conde – madeira Bálsamo (Orleans)

Cachaça Branca Pura

12 – Duplo Ouro – Bylaardt Carvalho Americano (Luiz Alves)

13 – Prata – Giuseppe (Urussanga)

Expochaça

O evento, que nasceu em Minas Gerais em 1998 e ganhou a liderança no Brasil e visibilidade mundial, tem o objetivo de fomentar negócios, promover e divulgar os produtos, serviços, equipamentos e insumos da cadeia produtiva e de valor da cachaça e produtos afins.

Leia mais:
Você sabe como harmonizar cachaça com comida?
Novos produtores de cachaça trabalham para acabar com o estigma de bebida barata e de baixa qualidade
Sabores DC: aprenda a preparar uma clássica e deliciosa caipirinha de cachaça