Será que calendário de julho de 2018 tem mesmo fenômeno raro?

Mensagem que tem circulado em alguns grupos menciona um evento que só aconteceria uma vez a cada 823 anos

julho
Foto: stock.xchng / Divulgação

Confira os seus grupos no WhatsApp: existe uma chance de você ter recebido uma mensagem indicando um evento histórico para o mês de julho: um mês com cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos.

A corrente afirma que o fenômeno tem relação com o Feng Shui e que acontece apenas uma vez a cada 823 anos, sendo chamado de “bolso cheio de dinheiro”.

Acompanhe o texto:
*CALENDÁRIO DE JULHO*
*(ESTA SERÁ A ÚNICA VEZ QUE VOCÊ VERÁ ESTE FENÔMENO EM SUA VIDA)*
                                 1    2
3    4     5    6     7     8    9
10  11 12  13   14   15 16
17  18 19  20   21   22 23
24  25 26  27   28   29 30
31
     
O mês de julho deste ano terá *5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos*. Isto acontece somente uma vez a cada *823 anos*.
Os chineses chamam isto de *“BOLSO CHEIO DE DINHEIRO”*.
Então, envie esta mensagem a todos seus amigos e dentro de 4 dias o dinheiro irá te surpreender. Baseado no Feng Shui Chinês, quem não transmitir esta mensagem pode se perder a grande chance…
Eu estou fazendo minha parte, nunca se sabe! Borá tentar né?!    
                 

Infelizmente, tudo isso não passa de um boato que já havia mostrado suas caras em 2014, quando a mesma corrente havia afirmado que o evento aconteceria em agosto daquele ano.

A mensagem já apresenta um erro quando analisada pelo calendário: o mês de julho não começa em uma sexta-feira.

Segundo o matemático e professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tristão Garcia, todos os meses com 31 dias (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) apresentam três dias da semana que se repetirão cinco vezes cada. Isso independe da data em que o referido mês irá começar.

— Todo mês de 31 dias começa como termina e vice-versa. Ele pode se iniciar tanto em uma segunda-feira quanto em uma sexta-feira, que o padrão se repete — ressalta Garcia.
O site Boatos.org, especializado em desvendar a veracidade desse tipo de corrente, falou sobre o assunto numa das últimas vezes em que a corrente veio à tona.

A essência da mensagem permaneceu relativamente inalterada ao longo de várias versões e traduções, inclusive o alegado ciclo de 823 anos.

Sobre o Feng Shui, a informação também está equivocada. Ele é apenas uma arte chinesa que relaciona o espaço em que estamos ao nosso bem-estar. Segundo o Feng Shui, o local onde vivemos e trabalhamos reflete em como nos sentimos.

Leia também: 

Confira os memes da eliminação da Alemanha na Copa do Mundo

Copa dos memes: Brasil vence a Sérvia e, se já existiu 7×1, a Internet nem lembra!

Mais uma vez obra tem restauração mal sucedida e revolta autoridades na Espanha