Fim de semana terá caminhada pelo centro histórico de Florianópolis 

Atividade faz parte do projeto Circuito Cultural, que terá mais de 25 atrações gratuitas

Foto Divulgação

No próximo fim de semana Florianópolis recebe o projeto Circuito Cultural, que tem como um dos objetivos valorizar áreas menos prestigiadas pela população. Na programação estão previstas caminhadas guiadas pelo centro histórico da cidade, propondo um olhar mais atento, minucioso e sensível aos prédios, ruas e lendas que fazem parte da história da capital catarinense.

O primeiro horário, às 10h do dia 18, sábado, terá como anfitrião o jornalista e guia turístico Rodrigo Stüpp, idealizador do Guia Manezinho. O trajeto terá início na rua Trajano, quase na esquina com a rua Vidal Ramos, e encerrará no Museu da Escola Catarinense (MESC). “A proposta é compreender alguns porquês sociais, arquitetônicos, culturais. É olhar com perspectiva histórica de passado, presente e futuro, com interação entre as pessoas”, diz Rodrigo Stüpp.

Já a turma que irá acompanhar a caminhada guiada no segundo horário, às 19h, também no dia 18, fará um passeio pela “Floripa Misteriosa”, projeto idealizado pelo grupo Floripa Dazantiga. Desenvolvido pelas historiadoras Pauline Kisner e Elisiana Trilha Castro, o passeio noturno é resultado de uma extensa pesquisa em fontes históricas, que permitiram descobrir uma cidade cheia de causos fantasmagóricos e seus personagens. “Todos os dias, passamos por estas ruas e, na correria, não olhamos para cima, não percebemos a grande riqueza que existe em nosso centro histórico. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas vejam a cidade com outro olhar, como um lugar vivo e cheio de histórias”, ressalta Pauline.

Para ambos os horários é recomendável que os interessados cheguem ao ponto de partida (contêiner do Circuito Cultural) com pelo menos 10 minutos de antecedência. Assim como as demais atividades do projeto Circuito Cultural, as caminhadas são gratuitas.

Lembrando que o projeto Circuito Cultural é um espaço de cultural móvel com biblioteca e cinema, idealizado pelo Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do BRDE, através da Lei de Incentivo à Cultura. Serão mais de 25 atrações nos dias 18 e 19 de agosto, todas gratuitas, como artes plásticas, literatura, teatro, cinema e shows musicais. O contêiner estará estacionado na esquina da rua Trajano com a Vidal Ramos.

Leia também:

Quem é o vendedor que se tornou um dos maiores empresários do país

Mágico catarinense estreia superprodução que deve percorrer o Brasil

Atrizes fotografam em Balneário Camboriú para livro que ajudará irmãos catarinenses